“Lembro até hoje...”: reflexões sobre motivações para o ingresso e exercício na/da docência

Autores

  • Sílvia Adriana Rodrigues silvia.rodrigues@ufms.br
  • Alberto Albuquerque Gomes albertofctunesp1990@gmail.com
  • Leandro Aparecido de Souza leandrosouza100@gmail.com

Resumo

“I remember until today…”: reflections on motivations for  entry and exercise of teaching

Resumo

O presente artigo traz um recorte da pesquisa coletiva que objetiva compreender as características constituintes da profissionalidade e da identidade docente a partir de narrativas autobiográficas, utilizando cartas como instrumento de obtenção das informações.  Aqui são expostas as reflexões, surgidas no exercício de análise, sobre as motivações para escolha da docência como primeira opção de ocupação profissional. A narrativa tomada como referência mostra as condições concretas de existência modelando o caminho profissional a ser tomado; por outro lado, também traz elementos para se pensar que os meandros da identificação com a docência não se desdobram somente no espaço de aprendizagem formal para o exercício profissional. 

Palavras-chave: Histórias de formação; Identificação com a docência; Profissão professor(a).

 

Abstract

This article presents a clipping of the collective research that aims to understand the constitutive characteristics of professionality and teacher identity from autobiographical narratives, using letters as an instrument for obtaining information. Are presented the reflections that emerged in the analysis exercise about the motivations for choosing teaching as the first choice of professional occupation. The narrative taken as a reference, shows the concrete conditions of existence shaping the professional path to be taken; on the other hand, it also brings elements to think that the intricacies of identification with teaching do not unfold only in the formal learning space for professional practice.

Keywords: Formation stories; Identification with teaching; Teaching profession.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando na Graduação e Pós-Graduação nos câmpus de Corumbá e Três Lagoas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância(s) e Educação Infantil (GEPIEI-UFMS) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes (GPDFIRS-FCT/UNESP). E-mail: silvia.rodrigues@ufms.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1249-3976

Alberto Albuquerque Gomes

Sociólogo. Mestre e Doutor em Educação. Professor aposentado da UNESP e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes (GPDFIRS-FCT/UNESP). E-mail: albertofctunesp1990@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2260-322x

Leandro Aparecido de Souza

Leandro Aparecido de Souza

Graduação em Letras. Mestre e Doutorando em Educação. Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Birigui. Membro do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes (GPDFIRS-FCT/UNESP). E-mail: leandrosouza100@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6939-5501

Downloads

Publicado

02/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 276
  • PDF downloads: 224

Como Citar

RODRIGUES, S. A.; GOMES, A. A.; SOUZA, L. A. de. “Lembro até hoje...”: reflexões sobre motivações para o ingresso e exercício na/da docência. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 400–414, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3379. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos