Saberes multiespécies dos professores universitários no percurso de um curso de ciências biológicas

Autores

  • Elizeu Pinheiro da Cruz elizeuprof@gmail.com

Resumo

Saberes multiespéces de profesores universitarios en el camino de un curso de ciencias biológicas

Resumo

Na esteira dos estudos sobre a atuação e a formação de professores, trabalhos que versam sobre os saberes necessários à prática docente têm problematizado a ausência de saberes pedagógicos para o exercício do ensino na universidade, a exemplo da prática laboral daqueles professores com formação em cursos de bacharelado e atuação em áreas específicas das ciências biológicas, como botânica, ecologia e zoologia. Dividido em quatro partes, este texto apresenta um relato de experiência de pesquisa, incidindo no cenário da reflexão sobre saberes pedagógicos em um curso de ciências biológicas a partir dos estudos multiespécies. Na primeira parte, a perspectiva dos estudos multiespécies é esboçada. Na segunda parte, o argumento da ausência de saberes pedagógicos é apresentando por meio de um conjunto de pesquisas. Na terceira parte, relata-se a emergência do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, de Vitória da Conquista – Bahia, a fim de posicionar a reflexão. Na quarta parte, para propor uma conceituação de saberes multiespécies nas ciências biológicas, problematiza-se a ausência aqui anunciada a partir de notas etnográficas de laboratórios, produzidas pelo autor entre os anos 2011-2016, e de sistematizações da antropologia das relações entre humanos e não humanos.

Palavras-chave: Ensino; Universidade; Estudos Multiespécies.

 

ResumenBasado en los estudios sobre la actuación y la formación de profesores, los trabajos que abordan los saberes necesarios para la práctica docente han problematizado la ausencia de conocimiento pedagógico para la enseñanza en la universidad, a ejemplo de la práctica laboral de aquellos maestros con formación de licenciatura y que actúan en áreas específicas de las ciencias biológicas como la botánica, la ecología y la zoología. Dividido en cuatro partes, este texto presenta una descripción de una experiencia de investigación, centrándose en el escenario de reflexión sobre el conocimiento pedagógico en un curso de ciencias biológicas basado en estudios multiespecies. En la primera parte, se describe la perspectiva de los estudios multiespecie. En la segunda parte, el argumento de la ausencia de conocimiento pedagógico se presenta por medio de un conjunto de investigaciones. En la tercera parte, se relata el surgimiento del Curso de Ciencias Biológicas de la Universidad Estatal de Bahía, de Vitória da Conquista – Bahia, para posicionar la reflexión. En la cuarta parte, para proponer una conceptualización de los saberes multiespecies en las ciencias biológicas, se problematiza la ausencia anunciada aquí a través de notas etnográficas de laboratorios, producidas por el autor entre 2011-2016, y de sistematizaciones de la antropología de las relaciones entre humanos y no humanos.

Palabras clave: Enseñanza; Universidad; Estudios Multiespecies.

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Biografia do Autor

Elizeu Pinheiro da Cruz

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB de Caetité, Bahia). É líder do Grupo de Pesquisa Antropologia e Ambiente e do Grupo Ensino, Linguagem e Sociedade. E-mail: elizeuprof@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1454-6832

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Publicado

02/05/2020
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Como Citar

DA CRUZ, E. P. Saberes multiespécies dos professores universitários no percurso de um curso de ciências biológicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 381–399, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3378. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

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Artigos