Portfólios no ensino de ecologia: contribuições para a formação de educadores do campo

Autores

  • Alexandre Leite dos Santos Silva alexandreleite@ufpi.edu.br
  • Suzana Gomes Lopes sglopes@ufpi.edu.br

Resumo

Portfolio in ecology teaching: contributions to training rural educators

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições do portfólio no ensino de ecologia na formação de graduandos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo. O estudo foi realizado na perspectiva da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Os dados foram coletados através da entrevista com a professora, de questionários aplicados aos alunos e da análise dos portfólios construídos pela turma. Os resultados mostraram que o trabalho com portfólios contribuiu para estimular a criatividade e mostrar respeito à autonomia dos educandos; possibilitar a percepção e o reconhecimento da singularidade e da identidade dos licenciandos; incentivar a participação no trabalho em equipe e na pesquisa; e preparar para a docência.

Palavras-chave: Portfólios. Educação do Campo. Ensino Superior.

 

Abstract

The aim of this paper is to present and discuss the results of a research about the portfolio contributions in the teaching of ecology in the formation of undergraduate students of a Rural Education Degree Course. The study was conducted from the perspective of Paulo Freire's Pedagogy of the Oppressed. Data were collected through interviews with the teacher, questionnaires applied to students and analysis of the portfolios built by the class. The results showed that working with portfolios contributed to stimulate creativity and show respect for the students' autonomy; enable the perception and recognition of the uniqueness and identity of the undergraduates; encourage participation in teamwork and research; and prepare for teaching.

Keywords: Portfolios. Rural Education. Higher education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva

 Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8239-9240   E-mail: alexandreleite@ufpi.edu.br

Suzana Gomes Lopes

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: (i) Ecologia e Evolução de Parasitos da Herpetofauna, com ênfase em Parasitos de Répteis; (ii) Helmintologia Veterinária, com ênfase em resistência e análise de anti-helmínticos e produtos naturais para ovinocaprinocultura; e (iii) Educação do Campo, com ênfase no Ensino de Ciências

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9071-9585    E-mail: sglopes@ufpi.edu.br

Downloads

Publicado

02/05/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 302
  • PDF downloads: 246

Como Citar

SILVA, A. L. dos S.; LOPES, S. G. Portfólios no ensino de ecologia: contribuições para a formação de educadores do campo. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 361–380, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3377. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos