Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Região Sul do Brasil

Autores

  • Dorcely Isabel Bellanda Garcia dorcelygarcia@hotmail.com

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi verificar e compreender o processo de efetivação da Política Nacional de Educação Especial nos três estados da Região Sul do Brasil. Desenvolvida por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo, utilizou entrevistas semiestruturadas e observações com os professores que atuavam no ensino regular e em salas de recursos multifuncionais (SRM), com a equipe pedagógica das escolas, e com as coordenadoras da educação especial dos municípios de Chapecó - SC, Capão da Canoa - RS, e Maringá - PR. Foram analisados documentos referentes às políticas da educação especial, e normativas dos estados e municípios da amostra. Os resultados demonstram que nesses municípios e nessas escolas têm sido elaborados documentos normativos, leis e projetos político-pedagógicos que preveem a efetivação das políticas educacionais inclusivas.

Abstract

This article is a clip from a doctor degree research, whose objective was identifying and understand the effectuation process of the National Special Education Policy in the three states of Brazil Southern Region. It was developed through theoretical studies and research field using semi structured interviews and observation with teachers who worked in the regular teaching in multifunctional resources classrooms (MRC), with the school pedagogical teams and coordinators of special education in the Chapecó - SC, Capão da Canoa - RS, and Maringá - PR. Documents regarding special education policies were analyzed, as well as regulations of states and municipalities of the sample. Results point that in these municipalities and schools, normative documents, laws, and political-pedagogical projects has been elaborated, which foreseen effectuation of comprehensive educational policies.

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Biografia do Autor

Dorcely Isabel Bellanda Garcia

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação - UEM em 2005 e doutora em Educação - UEM em 2015. É professora adjunta do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí e no Mestrado Profissional – PROFEI.  Atua na área da Educação, com ênfase em Psicologia da Educação e Educação Especial. Coordena o Núcleo de Educação Especial e Inclusão - NESPI.  É líder do Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva/GEPEEIN.

E-mail: dorcelygarcia@hotmail.com     https://orcid.org/0000-0002-8613-2842

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Publicado

03/10/2020
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Como Citar

BELLANDA GARCIA, D. I. . Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Região Sul do Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3372. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos