Quando conhecer é personificar: educação e perspectivismo no Santo Daime

Autores

  • Ana Paula Kahmann ana.kahmann@hotmail.com 
  • Éder da Silva Silveira eders@unisc.br 

Resumo

When to know is to personify: education and perspectivism in Santo Daime

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre os processos educativos no Santo Daime. Metodologicamente utilizou-se, além de pesquisa bibliográfica, de entrevistas semi-estruturadas com seis sujeitos que frequentam ou frequentaram o Santo Daime. O objetivo que pautou a análise foi compreender como a categoria do perspectivismo se manifesta nas narrativas dos entrevistados e como contribui para a compreensão dos fenômenos educativos ocorridos no Santo Daime. Os resultados indicam que o perspectivismo apareceu nas falas dos entrevistados especialmente quando se referem às plantas professoras, às entidades e aos espíritos da natureza. O perspectivismo é uma categoria que se refere aos modos de conhecer/aprender dos povos ameríndios. Sua presença nas narrativas demonstrou proximidades entre os processos educativos do Santo Daime e as sabedorias xamânicas.

Palavras-chave: Processos educativos; Perspectivismo; Santo Daime.

 

Abstract

This article is the result of a research on educational processes in Santo Daime. Methodologically, in addition to bibliographic research, semi-structured interviews with six subjects who attended or attended Santo Daime were used. The objective that guided the analysis was to understand how the category of perspectivism manifests itself in the narratives of the interviewees and how it contributes to the understanding of the educational phenomena that occurred in Santo Daime. The results indicate that perspectivism appeared in the interviewees' statements especially when referring to the teaching plants, entities and spirits of nature. Perspectivism is a category that refers to the ways of knowing/learning of the Amerindian peoples. His presence in the narratives indicated close ness between the educational processes of Saint Daime and shamanic wisdoms.

Keywords: Educational processes; Perspectivism; Santo Daime.

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Biografia do Autor

Ana Paula Kahmann

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC com bolsa PROSUC/CAPES modalidade II. Mestra em Educação pela UNISC (2017). Integrante do grupo de pesquisa: Currículo, Memórias e Narrativas em Educação, vinculado à linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação. Pesquisa temas como: antropologia educacional, filosofia da educação, sociologia da educação, música e educação, educação e memória social.

E-mail: ana.kahmann@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1927-9094

Éder da Silva Silveira

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação e coordena o Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq.  Doutor em História pela Unisinos (PDSE Capes na EHESS, Paris/França), é mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS.

E-mail: eders@unisc.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1242-2126

 

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Publicado

30/04/2020
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Como Citar

KAHMANN, A. P. .; SILVEIRA, Éder da S. . Quando conhecer é personificar: educação e perspectivismo no Santo Daime. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 270–288, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3369. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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Artigos