A trajetória normativa do currículo na educação básica no Brasil

Normative path of the basic education curriculum in Brazil

Autores

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a trajetória normativa do currículo da educação básica no Brasil, por meio de um estudo bibliográfico e documental, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica terá como guias principais Cury (2018), Marshal (1967) Reis e Zanard (2018); Moreira, (2012)e documentos legais. A pesquisa discute que o currículo da educação no Brasil apresenta uma trajetória de embates, marcada por interesses dos grupos dominantes na política e na economia, sendo a legislação brasileira reflexo das disputas entre os grupos de poder. Diante de tantas idas e vindas na educação e nos currículos, fica a comprovação de que o Brasil sempre tratou essa área com certo distanciamento da realidade e das discussões dos profissionais da educação, mesmo o prescrito não é cumprido pelo Poder Público.

Palavras-chaves: Currículo; Legislação; Educação.

 

Abstract

The objectiveofthisarticleistoanalyzethenormativetrajectoryofthebasiceducation curriculum in Brazil, through a qualitativebibliographicanddocumentarystudy. The theoreticalbasiswillbe Cury, Marshal (1967) Reis andZanard (2018); Moreira, (2012) and legal documents. The researcharguesthattheeducation curriculum in Brazilpresents a trajectoryofclashes, markedbyinterestsofdominantgroups in politicsandeconomics, withBrazilianlegislationreflecting disputes betweenpowergroups. In the face ofsomanycomingsandgoings in educationandcurricula, thereisevidencethatBrazilhasalwaystreatedthisareawith a certaindistancefrom reality andthediscussionsofeducationprofessionals, eventheprescribedisnotfulfilledbythePublic Power.

Keywords: Curriculum; Legislation; Education.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Bolsista CAPES/PROCAD. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos - GpPPC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9038-1542 E-mail: rafamg02@gmail.com

José Ivo Peres Galvão, Universidade Federal do Acre

Mestre em educação- UFAC. Professor da UFAC

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4661-9357

E-mail: galvaoivo50@gmail.com

 

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 310
  • pdf downloads: 245

Como Citar

GONÇALVES, R. M.; GALVÃO, J. I. P. A trajetória normativa do currículo na educação básica no Brasil: Normative path of the basic education curriculum in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3360. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos