A trajetória normativa do currículo na educação básica no Brasil
Normative path of the basic education curriculum in Brazil
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar a trajetória normativa do currículo da educação básica no Brasil, por meio de um estudo bibliográfico e documental, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica terá como guias principais Cury (2018), Marshal (1967) Reis e Zanard (2018); Moreira, (2012)e documentos legais. A pesquisa discute que o currículo da educação no Brasil apresenta uma trajetória de embates, marcada por interesses dos grupos dominantes na política e na economia, sendo a legislação brasileira reflexo das disputas entre os grupos de poder. Diante de tantas idas e vindas na educação e nos currículos, fica a comprovação de que o Brasil sempre tratou essa área com certo distanciamento da realidade e das discussões dos profissionais da educação, mesmo o prescrito não é cumprido pelo Poder Público.
Palavras-chaves: Currículo; Legislação; Educação.
Abstract
The objectiveofthisarticleistoanalyzethenormativetrajectoryofthebasiceducation curriculum in Brazil, through a qualitativebibliographicanddocumentarystudy. The theoreticalbasiswillbe Cury, Marshal (1967) Reis andZanard (2018); Moreira, (2012) and legal documents. The researcharguesthattheeducation curriculum in Brazilpresents a trajectoryofclashes, markedbyinterestsofdominantgroups in politicsandeconomics, withBrazilianlegislationreflecting disputes betweenpowergroups. In the face ofsomanycomingsandgoings in educationandcurricula, thereisevidencethatBrazilhasalwaystreatedthisareawith a certaindistancefrom reality andthediscussionsofeducationprofessionals, eventheprescribedisnotfulfilledbythePublic Power.
Keywords: Curriculum; Legislation; Education.
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