O estado da arte: produções acadêmicas e científicas sobre estudantes indígenas em escolas urbanas

Autores

  • Sandra Regina Braz Ayres ayressinop@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Beleni Saléte Grando beleni.grando@gmail.com

Resumo

Este artigo visa apresentar o estado da arte de produções acadêmicas que tratam da presença de estudantes indígenas em escolas urbanas. A investigação foi realizada no período de fevereiro a abril de 2019, tendo como escopo de análise pesquisas defendidas em programas de Pós-Graduação e em artigos publicados em periódicos entre 2008 a 2018. Foram elencados os seguintes descritores: interculturalidade, estudante indígena, escola urbana e a Lei 11.645/08. Os resultados apontam escassez de estudos envolvendo estudantes indígenas em escolas urbanas. Conclui-se que há necessidade de trabalhar as questões relativas ao reconhecimento e à valorização das diferenças culturais nos contextos escolares.

Abstract

This article aims to present the state of the art of academic productions that deal with the presence of indigenous students in urban schools. The investigation was carried out from February to April 2019, with the scope of analysis being research advocated in graduate programs and articles published in journals between 2008 and 2018. The investigation was based on the descriptors: interculturality, indigenous student, urban school and Law 11.645/08. The results point to a scarcity of studies involving indigenous students in urban schools. Conclude that, there is a need to work on issues related to the recognition and appreciation of cultural differences in school contexts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Braz Ayres, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso (SEDUC/MT). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Doutoranda pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), email: ayressinop@gmail.com

Beleni Saléte Grando

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) em Cuiabá-Mato Grosso, coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UFMT) e do Projeto “Ação Saberes Indígenas na Escola” – Rede UFMT/MEC – UFMT, Unemat, IFMT. E-mail: beleni.grando@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5491-2123

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 349
  • pdf downloads: 385

Como Citar

BRAZ AYRES, S. R.; GRANDO, B. S. O estado da arte: produções acadêmicas e científicas sobre estudantes indígenas em escolas urbanas. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3358. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos