Texto literário e educação infantil: uma proposta de formação de novos leitores

Autores

  • Douglas Junio Fernandes Assumpção rp.douglas@hotmail.com
  • Kátia Regina de Souza da Silva katiaregina.silva@unama.br

Resumo

Literary text and child education: a proposal for training new readers

 

Resumo

Este artigo apresenta uma breve abordagem à obra Aruanda, da autora Eneida de Moraes, enfatizando os textos “Banho de Cheiro”, “Muitas árvores” e “Pé de Cachimbo”. Objetiva-se apresentar formas artísticas diversificadas e sensibilizar a leitura nos primeiros anos escolares. A sustentação teórica centra-se em Coutinho (2004) no aspecto da valorização e historicidade da literatura no Brasil, assim como seus aspectos culturais; Gregorin Filho (2009), Albergaria (1996) contextualizando a literatura infantil; Silva (2011) que enfatizam a prática e compreensões textuais; Os textos selecionados da obra evidenciam os aspectos folclóricos, culturais e naturais do estado do Pará, como também as memórias vivenciadas em lugares diversos. Os textos foram trabalhados com uma turma do ensino infantil, de uma escola, da cidade Belém no Estado do Pará. Pode-se observar que os estudos, da literatura regional, na educação infantil permitiram a ampliação do conhecimento educativo e valorização da cultura local.

Palavra Chave: Literatura Infantil; Múltiplas Linguagens; Literatura Paraense; Educação Infantil.

 

Abstract

This article presents a brief approach to the work of Aruanda, by the author Eneida de Moraes, emphasizing the texts "Banho de Cheiro", "Muitas Trees" and "Pé de Pipe". The aim is to present artistic forms that diversify and raise awareness of reading in the first years of school. The theoretical support focuses on Coutinho (2004) on the aspect of appreciation and historicity of literature in Brazil, as well as its cultural aspects; Gregorin Filho (2009), Albergaria (1996) contextualizing children's literature; Silva (2011) that emphasize the practice and textual understandings; The texts selected from abra highlight the folkloric, cultural and natural aspects of the state of Pará, as well as the memories experienced in various places. The texts were worked with a kindergarten class from a school in the city of Belém in the state of Pará. It can be observed that the studies of regional literature in early childhood education allowed the expansion of educational knowledge and appreciation of local culture.

Keywords: Children's Literature; Multiple Languages; Pará Literature; Children's Education.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Junio Fernandes Assumpção

Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA) e Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).É membro dos Grupos de Pesquisa em Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mídia contemporânea (UNAMA/CNPq) e Journalisme à l´heure du numérique - JAND (Université Lumiré Lyon 2 / Paris - França).

E-mail: rp.douglas@hotmail.com            Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5048-6692

Kátia Regina de Souza da Silva

Especialista em Língua Portuguesa: Uma abordagem textual - UFPA e em Relação Étnico-Racial para o Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Pará (UFPA)  Graduada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

E-mail: katiaregina.silva@unama.br       Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9713-7892

Downloads

Publicado

27/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 515
  • PDF downloads: 265

Como Citar

ASSUMPÇÃO, D. J. F.; DA SILVA, K. R. de S. Texto literário e educação infantil: uma proposta de formação de novos leitores. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 193–207, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3355. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos