Experiência estética e expressividade na creche

Autores

  • Erika Natacha Fernandes de Andrade
  • Kariny Pereira Santana

Resumo

Aesthetic experience and expressivity in a daycare center

Resumo

Neste texto, buscou-se refletir a contribuição de John Dewey para a organização do ensino na Educação Infantil da atualidade, mediante o relato de um projeto desenvolvido em uma creche fundamentado nos conceitos de experiência estética e ato de expressão. Verificou-se que reflexões com base no ideário deweyano possibilitam a organização da situação lúdica, brincante e problematizadora, com experiências qualificadas como estéticas. Valorizou-se o uso das linguagens, incitando apaixonamentos, acesso cultural, trocas e acordos contínuos, até à formulação de propósitos e atos de expressão. Entendeu-se que os instantes singulares das crianças são vias poderosas para a construção de sentidos e de significados para a constituição de identidades fortalecidas e criativas. 

Palavras-chave: John Dewey. Educação infantil. Experiência estética.

 

Abstract

In this text, it was sought to reflect on John Dewey’s assumptions to the organization of today’s Early Childhood Education, through the report of a project developed in a Daycare Center based on the concepts of aesthetic experience and act of expression. It was verified that reflections drawn from the deweyan ideas enable the organization of a playful and problematizing situation with experiences qualified as aesthetic. The use of language was valued, inciting passions, cultural access, continuous exchanges and agreements, until the formulation of purposes and acts of expressions. It was understood that the singular moments of children are powerful ways for the construction of senses and meanings, and for the constitution of empowered and creative identities.

Keywords: John Dewey. Early Childhood Education. Aesthetic experience.

Biografia do Autor

Erika Natacha Fernandes de Andrade

Doutora em Educação – UNESP/Araraquara. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (PPGE-UFMS/CPAN). Líder do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (CNPq-UFMS/CPAN). E-mail: erika.andrade@ufms.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2711-481X.

Kariny Pereira Santana

Graduada em Pedagogia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Membro do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (CNPq-UFMS/CPAN). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFMS/CPAN) no ano de 2017. E-mail: karinysantana05@hotmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3810-5441.

Downloads

Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Artigos