Jogo digital e história local: uma experiência com o quiz cametaense

Autores

  • Elielson Farias dos Prazeres elielsonfarias2014@gmail.com
  • Benilda Miranda Veloso Silva bveloso@ufpa.br

Resumo

Digital game and local history: an experience with the Cametaense Quiz

Resumo

Partindo da problemática de que o ensino de história local é pouco explorado, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar o jogo Quiz Cametaense e discorrer acerca da importância do ensino de história local no município de Cametá/PA. A metodologia utilizada foi a pesquisa participativa, pela qual foram obtidos os dados, por meio de roda de conversa e questionários aplicados em uma turma do 8° ano da E.M.E.F Raimunda da Silva Barros. Os resultados apontam que a maioria dos alunos desconhecem a história do município de Cametá e que o jogo utilizado lhes garantiu diversão (caráter lúdico) e o aprendizado sobre parte da história da sua cidade (caráter educativo).

Palavras-chave: História local. Jogos digitais. Quiz Cametaense.

 

Abstract

Starting from the problem that the teaching of local history is little explored, this paper aims to demonstrate the Quiz Cametaense game and discuss the importance of teaching local history in the city of Cametá / PA. The methodology used was the participatory research, through which the data were obtained through a conversation wheel and questionnaires applied to an 8th grade class from E.M.E.F Raimunda da Silva Barros. The results show that most students are unaware of the history of the municipality of Cametá and that the game used guaranteed them fun (playfulness) and learning about part of the history of their city (educational character).

Keywords: Local history. Digital games. Cametaense Quiz.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elielson Farias dos Prazeres

Graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Informática Educativa pelo Instituto Federal do Pará.  E-mail: elielsonfarias2014@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0219-9554

Benilda Miranda Veloso Silva

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG). Mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura, Especialista em Informática e Educação pela Universidade do Estado do Pará e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Professora da Faculdade de Educação do Campus de Cametá da UFPA. Coordenadora Pedagógica da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA). Formadora do ensino superior PARFOR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação, Trabalho e Tecnologia (Campus de Cametá - UFPA).

E-mail: bveloso@ufpa.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0498-3481

Downloads

Publicado

27/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 499
  • PDF downloads: 326

Como Citar

PRAZERES, E. F. dos; SILVA, B. M. V. Jogo digital e história local: uma experiência com o quiz cametaense. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 115–136, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3350. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos