Educação não tem Idade: Estrutura e Conteúdo das Representações Sociais de Idosos sobre Educação

Autores

  • Darlisom Sousa Ferreira darlisom@terra.com.br
  • Elizabeth Teixeira etfelipe@hotmail.com
  • André Luiz Machado das Neves andre_machadostm@hotmail.com

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a estrutura das representações sociais sobre educação entre idosos de um Centro de Atenção Integral à Melhor Idade em Manaus/AM. Método: estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa realizado com 75 sujeitos. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de evocações livres com o termo indutor "educação"; os dados foram processados no software EVOC2003. Foi realizada análise estrutural a partir da qual foram propostas hipóteses acerca da centralidade dos conteúdos das representações. Resultados: revelou-se uma estrutura representacional positiva, os prováveis componentes do núcleo central são: essencial, formação e moral. Considerações: a representação de educação permite identificar dimensões para guiar possíveis políticas públicas na gerontologia educacional e apontamentos para pesquisas socioeducativas em representações sociais, no sentido de desempenharem processos e práticas que (re)configurem ações na promoção de estilos de vida saudáveis.

Palavras-chave: representações sociais; educação; gerontologia educacional.

Education is ageless: structure and content of social representations of elderly on education" "

The objective of this study was to identify and analyze the structure of social representations of education among the elderly in a Center for Integral Attention to the Best Age in Manaus / AM . Method : An exploratory and descriptive qualitative study conducted with 75 subjects . Data collection was performed by the technique of free evocations with inducing term " education " , the data was processed in EVOC2003 software . Structural analysis was performed from which were assumptions about the centrality of the contents of the proposed representations . Results: showed a positive representational structure , the likely components of the core is essential , training and morale. Considerations : the representation of education provides to identify possible dimensions to guide public policies in educational gerontology and research notes for educational partner in social representations , in order to perform processes and practices that ( re) configure actions to promote healthy lifestyles .

Keywords: social representations, education, educational gerontology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/10/2014
Métricas
  • Visualizações do Artigo 186
  • PDF downloads: 204

Como Citar

FERREIRA, D. S.; TEIXEIRA, E.; NEVES, A. L. M. das. Educação não tem Idade: Estrutura e Conteúdo das Representações Sociais de Idosos sobre Educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 57–62, 2014. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/335. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos