Práticas de letramento de pessoas com deficiência em um bairro da ilha de Caratateua/Pa

Autores

  • Josivan João Monteiro Raiol josivan.raiol@gmail.com
  • José Anchieta de Oliveira Bentes anchieta2005@yahoo.com.br

Resumo

Letter practices of disabled people In a Caratateua island /Pa

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de letramento de duas pessoas com deficiência na região das ilhas do município de Belém (PA). A pesquisa partiu da seguinte questão: Quais as práticas de letramento destas pessoas com deficiência? Como estratégia metodológica utilizou-se entrevistas das pessoas com deficiência e dos responsáveis, registro fotográfico, observação in lócus e levantamento bibliográfico. As práticas de letramentos foram classificadas em Autônomo e Ideológico, a partir dos pressupostos teóricos de Brian Street, com a predominância de práticas de letramento autônomo.

Palavras-chave: Educação Especial; Práticas de Letramento; Pessoa com Deficiência.

 

Abstract

The present research aimed to analyze the literacy practices of two people with disabilities in the region of the islands of the Belém city (PA). The research starts with the following question: What are the literacy practices of these people with disabilities? As a methodological strategy was used interviews with disabilities people and those responsible for photographic records, in loco observation and bibliographic survey. The literacy practices were classified in Autonomous and Ideological, based on the theoretical assumptions of Brian Street, with the predominance of autonomous literacy practices.

Key-words: Special Education; Practices of Literacy ; Person with Disabilities.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josivan João Monteiro Raiol

Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2009) e Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (2017). Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), é professor Educação Especial atuando como formador no Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica (CEFOR) pela Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, práticas de letramento, pessoa com deficiência, multiletramentos e Formação de Professores.

Fone: (91) 982418870/ (16) 981130692

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3858-2539

Email: josivan.raiol@gmail.com

José Anchieta de Oliveira Bentes

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

 

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1134-3677

Email: anchieta2005@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

27/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 206
  • PDF downloads: 227

Como Citar

RAIOL, J. J. M.; BENTES, J. A. de O. Práticas de letramento de pessoas com deficiência em um bairro da ilha de Caratateua/Pa. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 98–114, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3349. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos