Formação de professores e pessoa com deficiência: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa

Teacher training and people with disabilities: literature review and research perspectives

Autores

Resumo

A presente pesquisa objetivou identificar e analisar produções científicas nacionais que tiveram como foco temático a formação de professores no ensino médio e pessoas com deficiência. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática que utilizou duas bases de dados: da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da SciELO. A análise crítica das produções científicas foi realizada de acordo com os seguintes parâmetros: a) distribuição geográfica; b) procedimento metodológico; e c) resultados. Os dados indicam a concentração de produções na Região Sudeste, no que se refere aos procedimentos metodológicos foi analisada a relação com o sistema simbólico, sobre os resultados, estes mantém a perspectiva de invisibilização de estudantes com deficiência, bem como o déficit na formação inicial e continuada de professores sobre a temática em questão.

Palavras-chave: Educação Especial; Formação de Professores; Pessoa com Deficiência.

Abstract

The present research aimed to identify and analyze national scientific productions that had as their thematic focus the training of teachers in high school and people with disabilities. This is a systematic literature review that used two databases: the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and SciELO. The critical analysis of scientific productions was carried out according to the following parameters: a) geographic distribution; b) methodological procedure; and c) results. The data indicate the concentration of productions in the Southeast region, with regard to the methodological procedures, the relationship with the symbolic system was analyzed, on the results, these maintain the perspective of invisibility of students with disabilities, as well as the deficit in initial and continuing education of teachers on the subject in question.

Keywords: Special Education; Teacher training; Person with Disabilities.

 

Biografia do Autor

Josivan João Monteiro Raiol, Universidade Federal de São Carlos - Ufscar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2009) e Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (2017). Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), é professor de Educação Especial atuando em Sala de Recursos Multifuncionais, pela Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, práticas de letramento, pessoa com deficiência, multiletramentos e Formação de Professores.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3858-2539      Email: josivan.raiol@gmail.com

Lucas de Moraes Negri, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação Especial - PPGEEs Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - UFSCAR SÃO CARLOS, Pós-graduação Lato Sensu Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL: ÁREA DA SURDEZ - LIBRAS (ESAP - Vale do Ivaí/PR); Graduação em Letras - Licenciatura Plena (UNOPAR); Graduação em Letras - LIBRAS (Faculdade EFICAZ); Certificado de Proficiência em LIBRAS para o ensino da disciplina nos cursos de formação de professores e nos cursos de fonoaudiologia (PROLIBRAS) e Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa (PROLIBRAS), pela Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério da Educação. Atualmente é Tradutor e Intérprete de LIBRAS no Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina (IFPR), bem como professor de LIBRAS pelo PRONATEC/IFPR. Possui interesse em pesquisas na área de Educação Especial, com foco em LIBRAS.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2705-639X             Email: lucasnegri88@gmail.com

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial: Ensino de Deficientes Mentais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestrado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996), Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Psicologia e Universidade Estadual de Londrina (UEL/Londrina). É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial (UFSCar/São Carlos). É professora adjunta IV, na Universidade Federal de São Carlos, licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. É coordenadora do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial - modalidade EaD/UFSCar.Tem experiência na área de Educação Escolar Básica e Superior e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização da pessoa com deficiência da educação básica à educação superior, direitos sociais das pessoas com deficiência. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0990-6146  Email: meire_orlando@ufscar.br

Downloads

Publicado

15/04/2022

Edição

Seção

Artigos