Contribuições do Instituto Federal para a formação profissional e avanços educacionais no Extremo Oeste da Amazônia

Autores

  • Ronegildo de Souza Silva
  • Francislene Rosas da Silva
  • José Marlo Araújo de Azevedo

Resumo

Contribution of the Federal Institute to vocational training and educational advances in the west extension of the Amazon

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional no Extremo Oeste da Amazônia por meio do Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Cruzeiro do Sul (Acre - Brasil). Objetivou ainda mostrar o crescimento da educação profissional na região no Vale do Juruá, especialmente com a formação profissional em diversas áreas, por meio de cursos técnicos e superiores qualificando profissionais para atuação nas demandas produtivas e socioeconômicas locais. Como resultado, conclui-se que o instituto tem conseguido cumprir as finalidades de interiorizar a educação profissional e de formação profissional a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão contribuindo com as demandas socioeconômicas regionais.

Palavras-chave: Educação profissional; Qualificação profissional; Formação integral.

 

Abstract

This article aims to discuss the expansion of the Federal Professional Education Network in the Far West of the Amazon through the Federal Institute of Acre - FIA, Campus Cruzeiro do Sul (Acre - Brazil). It also aimed to show the growth of professional education in the region in the Vale do Juruá, especially with professional training in several areas, through technical and higher courses qualifying professionals to work in the local productive and socioeconomic demands. As a result, it is concluded that the institute has managed to fulfill the purposes of internalizing professional education and professional tripod teaching, research and extension contributing to regional socioeconomic demands.

Keywords: Professional education; Professional qualification; Integral training.

Biografia do Autor

Ronegildo de Souza Silva

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2008). Especialista em Psicopedagogia. É pedagogo atuando como Técnico Administrativo no Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul. Já atuou na docência do Ensino Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Possui experiência em Gestão Escolar. É aluno do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

E-mail:ronegildo.silva@ifac.edu.br 

https://orcid.org/0000-0003-1862-0315

Francislene Rosas da Silva

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2007). Especialista em Pedagogia Gestora. Atualmente é docente do Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul, ministrando disciplinas pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Matemática, licenciatura em Física e Tecnologia em Processos escolares. Tem experiência na docência da educação infantil e ensino fundamental. É aluna do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

 

E-mail: francislene.silva@ifac.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-0751-9548

José Marlo Araújo de Azevedo

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFAC (2008). Mestrado em Agronomia produção Vegetal pela UFAC (2010). Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - Rede Bionorte, área de concentração Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Acre em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (2016). Atualmente é docente do Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul, atuando nos Cursos: Superior de Tecnologia em Agroecologia, Técnico integrado em Meio Ambiente, Técnico integrado em Agropecuária e Técnico Subsequente em Zootecnia. É docente titular do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.  

E-mail: jose.azevedo@ifac.edu.br

https://orcid.org/0000-0001-8686-4915

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Publicado

27/04/2020

Edição

Seção

Artigos