A Primeira Infância e a construção das estruturas lógicas elementares: um olhar a partir da Neurociência e da Epistemologia Genética
Resumo
Para raciocinar cientificamente o sujeito precisa construir estruturas capazes de assimilar as novidades advindas da solicitação do meio (PIAGET; INHELDER, 1993; BECKER, 2012; CARVALHO; ASSIS, 2019; DOLLE, 1993). Esse processo inicia-se antes do nascimento e se reestrutura a cada nova assimilação. O objetivo deste trabalho é analisar publicações anteriores no que se refere aos temas chaves deste estudo – Estruturas lógicas, dificuldade de aprendizagem, seriação e classificação – no campo do Ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com buscas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Os trabalhos encontrados destacam que os conhecimentos que os professores apresentam sobre as estruturas lógicas elementares são insuficientes para auxiliar o aluno na construção dessa importante base.
Abstract
For reasoning scientifically, the subject needs to build capable structures of assimilating the novelties arising from the environment’s request (PIAGET; INHELDER, 1993; BECKER, 2012; CARVALHO; ASSIS, 2019; DOLLE, 1993). This process begins before birth and is restructured with each new assimilation. The purpose of this work is to analyze previous publications regarding the key themes of this study - Logical structures, learning difficulties, serialization and classification - in the range of Teaching. The applied methodology was the literature review, with searches in the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. The founded result works highlight that the knowledge presented by teachers about elementary logical structures are insufficient to assist the student in the construction of this important base.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 819
- pdf downloads: 542