A Primeira Infância e a construção das estruturas lógicas elementares: um olhar a partir da Neurociência e da Epistemologia Genética

Autores

  • Claucida Silva de Oliveira Lima claucida1844@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Márcia Finimundi Nóbile marciafinimundi@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7434-3661

Resumo

Para raciocinar cientificamente o sujeito precisa construir estruturas capazes de assimilar as novidades advindas da solicitação do meio (PIAGET; INHELDER, 1993; BECKER, 2012; CARVALHO; ASSIS, 2019; DOLLE, 1993). Esse processo inicia-se antes do nascimento e se reestrutura a cada nova assimilação. O objetivo deste trabalho é analisar publicações anteriores no que se refere aos temas chaves deste estudo – Estruturas lógicas, dificuldade de aprendizagem, seriação e classificação – no campo do Ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com buscas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Os trabalhos encontrados destacam que os conhecimentos que os professores apresentam sobre as estruturas lógicas elementares são insuficientes para auxiliar o aluno na construção dessa importante base.

Abstract

For reasoning scientifically, the subject needs to build capable structures of assimilating the novelties arising from the environment’s request (PIAGET; INHELDER, 1993; BECKER, 2012; CARVALHO; ASSIS, 2019; DOLLE, 1993). This process begins before birth and is restructured with each new assimilation. The purpose of this work is to analyze previous publications regarding the key themes of this study - Logical structures, learning difficulties, serialization and classification - in the range of Teaching. The applied methodology was the literature review, with searches in the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. The founded result works highlight that the knowledge presented by teachers about elementary logical structures are insufficient to assist the student in the construction of this important base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claucida Silva de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestra em Educação em Ciências  pela mesma instituição (2020). Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste - FAENE (2010) e Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2015). Bolsista de produtividade Capes de 2018 a 2020. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I no Colégio Adventista do Partenon, Porto Alegre - RS. Possui interesse de pesquusa nas seguintes áreas: Neuroeducação, Epistemologia Genética, Educação Infantil, Dificuldade de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2012). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2008). Licenciatura Plena em Ciências: Habilitação Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2005). Bacharel em Administração de Empresas (Centro de Ensino Superior de Farroupilha, CESF, 2001). Professora de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Farroupilha/RS. Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha/RS. Coordenadora Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC de Farroupilha/RS (2013 - 2016). Membro do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha/RS e do Meio Ambiente. Tutora do Programa Formação pela Escola - FNDE. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 737
  • pdf downloads: 482

Como Citar

LIMA, C. S. de O.; NÓBILE, M. F. A Primeira Infância e a construção das estruturas lógicas elementares: um olhar a partir da Neurociência e da Epistemologia Genética. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3341. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos