A Primeira Infância e a construção das estruturas lógicas elementares: um olhar a partir da Neurociência e da Epistemologia Genética
Resumo
Para raciocinar cientificamente o sujeito precisa construir estruturas capazes de assimilar as novidades advindas da solicitação do meio (PIAGET; INHELDER, 1993; BECKER, 2012; CARVALHO; ASSIS, 2019; DOLLE, 1993). Esse processo inicia-se antes do nascimento e se reestrutura a cada nova assimilação. O objetivo deste trabalho é analisar publicações anteriores no que se refere aos temas chaves deste estudo – Estruturas lógicas, dificuldade de aprendizagem, seriação e classificação – no campo do Ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com buscas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Os trabalhos encontrados destacam que os conhecimentos que os professores apresentam sobre as estruturas lógicas elementares são insuficientes para auxiliar o aluno na construção dessa importante base.
Abstract
For reasoning scientifically, the subject needs to build capable structures of assimilating the novelties arising from the environment’s request (PIAGET; INHELDER, 1993; BECKER, 2012; CARVALHO; ASSIS, 2019; DOLLE, 1993). This process begins before birth and is restructured with each new assimilation. The purpose of this work is to analyze previous publications regarding the key themes of this study - Logical structures, learning difficulties, serialization and classification - in the range of Teaching. The applied methodology was the literature review, with searches in the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. The founded result works highlight that the knowledge presented by teachers about elementary logical structures are insufficient to assist the student in the construction of this important base.
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