Salas de Recursos Multifuncionais e Salas Regulares: Uma Parceria Imprescindível ao Processo de Inclusão Educacional

Autores

  • Irene Elias Rodrigues no@email.com

Resumo

O objetivo da pesquisa foi evidenciar a importância do trabalho integrado entre os profissionais que atuam em salas regulares com proposta inclusiva e os que atuam nas salas de recursos multifuncionais, estabelecendo parâmetros de similaridades e divergências na execução desse binômio. O foco da pesquisa foram duas escolas municipais, que desenvolvem suas ações numa perspectiva inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, que permitiu a análise das interações, a percepção de opiniões e a interpretação dos comportamentos e atitudes específicas de cada participante. Os resultados obtidos, através do estudo realizado, nos possibilitaram identificar, entre outros aspectos: o nível de integração existente entre o trabalho desenvolvido na sala de recursos multifuncionais e sala regular, a disponibilização e utilização de recursos didáticos de cada sala, o nível de conhecimento dos profissionais sobre o processo de inclusão e a forma como o trabalho é executado nos dois ambientes escolares. O material bibliográfico utilizado na construção do documento final foi composto de livros e artigos de vários autores, além de revistas, textos e outras informações obtidas através dos diferentes meios de comunicação. Esperamos contribuir para redimensionar a ação pedagógica, transformando-a em um processo em que o conhecimento e a práxis de cada profissional possam ser socializados com a equipe escolar, possibilitando uma renovação contínua, dinâmica e socializadora, em que alunos, professores, pais e comunidade sintam os efeitos positivos da ação/transformação. Acreditamos, dessa forma, estar colaborando com o processo de inclusão em uma perspectiva crítica e inovadora, capaz de fazer a diferença na ação educativa.

Palavras-chave: Educação - Salas de recursos Multifuncionais - Inclusão Educacional

Regular classrooms and multifunctional classrooms resources: a partnership is essential for the educational process of inclusion

The aim of the research is to highlight the importance of integrated working between professionals that are working in regular classrooms with inclusive proposal and working in rooms multifunction capabilities, establishing parameters of similarities and differences in implementing this dual role. The focus of the research were in two state schools, which develop their actions in an inclusive perspective, the methodology used was qualitative research that allowed the analysis of the interactions, the perception of opinion and interpretation of specific behaviors and attitudes of each participant. The results obtained through the study, allowed us to identify, among other things: the level of integration between the work in the resource multifunctional classroom and regular classroom, the availability and use of teaching resources of each classroom, the level of knowledge of professionals about the inclusion process and the way the work is performed in both schools environments. The bibliographic material used in the construction of the final document was composed of books and articles by many authors, as well as magazines, texts and other information obtained from different media. We hope to be contributed to resize the pedagogical action transforming it into a process in which knowledge and practice of each professional can be socialized with schools staffs, enabling continuous renewal, dynamic and socializing where students, teachers, parents and community feel the effects of the positive action / transformation. We believe, this way, be contributing to the process of inclusion in a critical and innovative and being able to make a difference in the educational actions.

"Keywords: Education -" Multifunction resources classroom - Educational Inclusion

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Publicado

23/10/2014
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Como Citar

RODRIGUES, I. E. Salas de Recursos Multifuncionais e Salas Regulares: Uma Parceria Imprescindível ao Processo de Inclusão Educacional. Revista Cocar, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 41–47, 2014. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/333. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos