Algespace: objeto inclusivo para o ensino de Álgebra

Autores

Resumo

 A proposta de uma educação inclusiva impulsiona o desenvolvimento de pesquisas, materiais e métodos de ensino que possibilitem a educação para todos. Este trabalho propõem um material didático manipulável inovador como forma de ensinar matemática para alunos com deficiência visual. O Algespace é um objeto matemático que visa auxiliar alunos com deficiência visual no aprendizado de operações com polinômios, correlacionando conceitos básicos de álgebra com a geometria espacial. Este material manipulável se baseia no conceito da geometria espacial de volume de um paralelepípedo para efetuar cálculos em polinômios de grau 0 (zero) à 3 (três), utilizando as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. O material proposto é de fácil manipulação e confecção, possibilitando a qualquer professor confeccioná-lo. O Algespace foi empregado e validado por alunos com deficiência visual em duas escolas em Belém- PA, mostrando-se uma poderosa ferramenta no ensino de polinômios, uma vez que possibilitou aos discentes resolver as atividades propostas com autonomia.

Abstract

 The proposal for an inclusive education drives the development of research, materials and teaching methods that make education possible for all. This work proposes an innovative manipulative teaching material as a way to teach mathematics to visually impaired students. Algespace is a mathematical object that aims to help students with visual impairments in learning operations with polynomials, correlating basic concepts of algebra with spatial geometry. This manipulable material is based on the concept of volume spatial geometry of a parallelepiped to perform calculations in polynomials from 0 (zero) to 3 (three), using the four operations: addition, subtraction, multiplication and division. The proposed material is easy to manipulate and make, allowing any teacher to make it. Algespace was used and validated by visually impaired students in two schools in Belém-PA, proving to be a powerful tool in teaching polynomials, since it enabled students to solve the proposed activities with autonomy.

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Biografia do Autor

Jessica Tayara Almeida da Costa, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2019). Bolsista PIBIC (2018-2019).

Cristiane Ruiz Gomes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Sistemas de Potência) pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Engenharia Elétrica (com enfase em Telecomunicações) pela Universidade Federal do Pará (2015) . Atualmente é professora de Ensino Superior e vice diretora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas área de Educação Matemática e Matemática Aplicada em Sistemas Elétricos de Potência e Telecomunicações. Atua principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado; Ensino de Matemática; Educação matemática; Método de elementos finitos; Linhas de transmissão; Modelos de radio propagação.

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). É professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará desde 2016 e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

DA COSTA, J. T. A.; GOMES, C. R.; DA SILVA, P. V. Algespace: objeto inclusivo para o ensino de Álgebra. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3314. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos