Os Decursos Históricos, Culturais e Legais da Constituição da Identidade Profissional do Pedagogo no Brasil
Resumo
Este estudo tem como proposta fazer uma reflexão sobre a formação de professores e a constituição da identidade profissional do pedagogo no Brasil, bem como do perfil que se espera desse profissional na sociedade contemporânea, que sofre com os apelos da cultura hegemônica de lógica capitalista. Dos profissionais da educação é cobrada a atuação crítica para se desenvolver e para produzir a formação dentro da história e das condições e necessidades materiais possíveis e desejadas, sendo necessário romper os laços de aprisionamento e de incertezas impostas (pelas necessidades pessoais, pela legislação e pelo mercado), num país onde não há uma política pública de formação de professores plena e contínua. Nesse sentido, buscamos uma discussão pautada nos documentos legais que estabelecem alguns parâmetros norteadores para alcançar o perfil profissional apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, Licenciatura (Parecer CNE/CP Nº 1, de 15/05/2006), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 9394/96) e na Portaria do INEP Nº 133, de 7 de agosto de 2008, que definem e estabelecem a avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) da área de Pedagogia.
Palavras-chave: Formação de professores. Identidade profissional. Legislação educacional. Pedagogia.
The legal, cultural and historical paths of the formation of the professional identity of the pedagogue in Brazil
This study aims to reflect on teachers formation and on the construction of professional identity of the pedagogue in Brazil, as well as, on the profile" expected of this professional in the modern" society, which suffers with calls of the hegemonic culture" of" a capitalist logic. It is asked the professionals of education a critical acting to develop and to produce a formation into history and into the possible and desired conditions and material needs, being necessary to break the bonds of imprisonment and of uncertainties imposed (by personal needs, by legislation and by market), in a country where there is no public policy of the state of full and continuous formation for teachers. In this sense, we sought a discussion based on legal documents that establish some guiding parameters to reach a professional profile presented in the National Curriculum Guidelines for the graduation on Pedagogy, Graduation (Opinion CNE/CP Nº 1, of 15/05/2006), in the Act of Guidelines and Foundations of" National Education (LDBEN, 9394/96) and in the Ordinance of INEP Nº 133, of" August 7 , in 2008," which defines and establishes the evaluation of the National Exam of Performance of Students (ENADE) of the Pedagogy area.
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Keywords: Formation of teachers. Professional Identity." Educational" legislation. Pedagogy.
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