Ensino e aprendizagem em arte por meio das histórias em quadrinhos: análise de uma experiência em Tocantins

Autores

  • Luciane Gomes dos Santos Nunes lucianegsnunes@gmail.com
  • Gustavo Cunha de Araújo gustavocaraujo@yahoo.com.br

Resumo

Teaching and learning in art through comics books: analysis of an experience in Tocantins State, Brazil

Resumo

Este relato de experiência é fruto de uma pesquisa realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins que teve como principal objetivo compreender como as histórias em quadrinhos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Educação Básica, localizada no Estado do Tocantins, Brasil. A metodologia se caracterizou como de abordagem qualitativa e de característica descritiva e interpretativa, desenvolvida por meio de uma intervenção didática que constituiu na produção de histórias em quadrinhos. Os resultados desta investigação nos permitem inferir que as histórias em quadrinhos são importantes para as aulas de Arte como recurso pedagógico para a aprendizagem dos educandos. Contudo, constatamos que as histórias em quadrinhos são mais utilizadas na disciplina de Língua Portuguesa como gênero textual, e não na disciplina de Arte na escola pesquisada.

Palavras-chave: Ensino de Arte. História em Quadrinhos. Currículo.

Abstract

This experience report is the result of a research carried out during the Supervised Curricular Internship of the Rural Education course with a degree in Arts and Music, Federal University of Tocantins, whose main objective was to understand how comics books contribute to the teaching process and learning of the students of the 1st year of High School in a public school of Basic Education, located in the State of Tocantins, Brazil. The methodology was characterized as a qualitative approach and a descriptive and interpretative characteristic, developed through a didactic intervention that constituted in the production of comic books. The results of this investigation allow us to infer that comics books are important for Art classes as a pedagogical resource for the learning of the students. However, we have found that comics are more used in the Portuguese Language discipline as a textual genre, and not in the Art discipline in the researched school.

Keywords: Art Teaching. Comics Books. Curriculum.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Gomes dos Santos Nunes

Graduada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela UFT. Professora da rede estadual de ensino do Tocantins.

E-mail: lucianegsnunes@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8184-7371

Gustavo Cunha de Araújo

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

E-mail: gustavocaraujo@yahoo.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1996-5959

Downloads

Publicado

09/04/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 206
  • PDF downloads: 208

Como Citar

NUNES, L. G. dos S.; DE ARAÚJO, G. C. Ensino e aprendizagem em arte por meio das histórias em quadrinhos: análise de uma experiência em Tocantins. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 370–398, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3282. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos