Ensino híbrido e Tecnologias digitais na educação básica: algumas contribuições do Google classroom
Resumo
O avanço tecnológico no Brasil possibilitou a implementação de algumas tendências educacionais, dentre elas o Ensino Híbrido. Essa tendência vem gradativamente sendo aplicada no ensino superior. Todavia, ainda há grandes desafios para sua aplicação na Educação Básica. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é investigar as contribuições do Google classroom para potencializar a implementação do Ensino Híbrido no Ensino Fundamental. Para avaliar as potencialidades da ferramenta, foi aplicado um questionário de opinião utilizando a escala Likert. A confiabilidade do instrumento foi validada por meio do coeficiente alfa de Cronbach. Os resultados mostraram que o Google classroom é uma ferramenta didática que poderá potencializar o Ensino Híbrido na Educação Básica porque é fácil de ser utilizada, acessível e possibilita que o aluno estude em qualquer lugar com acesso à internet.
Abstract
Technological advances in Brazil have made it possible to implement some educational trends, among them Blended Learning. This trend has been gradually applied in higher education. However, there are still great challenges for its application in Basic Education. In this sense, the purpose of this research is to investigate the contributions of Google classroom to leveraging the implementation of Blended Learning in middle school. To assess the potential of the tool, an opinion questionnaire was applied using the Likert scale. The instrument's reliability was validated using Cronbach's alpha coefficient. The results showed that Google classroom is a didactic tool that can enhance Blended Learning in Basic Education because it is easy to be used, accessible and allows students to study anywhere with access to the internet.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 801
- pdf downloads: 590