Ensino híbrido e Tecnologias digitais na educação básica: algumas contribuições do Google classroom

Autores

Resumo

O avanço tecnológico no Brasil possibilitou a implementação de algumas tendências educacionais, dentre elas o Ensino Híbrido. Essa tendência vem gradativamente sendo aplicada no ensino superior. Todavia, ainda há grandes desafios para sua aplicação na Educação Básica. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é investigar as contribuições do Google classroom para potencializar a implementação do Ensino Híbrido no Ensino Fundamental.  Para avaliar as potencialidades da ferramenta, foi aplicado um questionário de opinião utilizando a escala Likert. A confiabilidade do instrumento foi validada por meio do coeficiente alfa de Cronbach.  Os resultados mostraram que o Google classroom é uma ferramenta didática que poderá potencializar o Ensino Híbrido na Educação Básica porque é fácil de ser utilizada, acessível e possibilita que o aluno estude em qualquer lugar com acesso à internet.

Abstract

Technological advances in Brazil have made it possible to implement some educational trends, among them Blended Learning. This trend has been gradually applied in higher education. However, there are still great challenges for its application in Basic Education. In this sense, the purpose of this research is to investigate the contributions of Google classroom to leveraging the implementation of Blended Learning in middle school. To assess the potential of the tool, an opinion questionnaire was applied using the Likert scale. The instrument's reliability was validated using Cronbach's alpha coefficient. The results showed that Google classroom is a didactic tool that can enhance Blended Learning in Basic Education because it is easy to be used, accessible and allows students to study anywhere with access to the internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) – Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 798
  • pdf downloads: 589

Como Citar

SILVA, J. B. da. Ensino híbrido e Tecnologias digitais na educação básica: algumas contribuições do Google classroom. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3259. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)