Investigações Sobre o Sistema de Ciclos em Belém: Cenários e Desafios

Autores

  • Maria de Lourdes Santos Melo no@email.com
    Universidade do Estado do Pará/PPGED-PUC-RIO
  • Pedro Franco de Sá no@email.com
    Universidade do Estado do Pará Universidade da Amazônia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama do sistema de ciclos básicos de aprendizagem da Secretaria Municipal de Belém e seus principais desafios. Na introdução, é feito um sucinto histórico dos ciclos no Brasil, seguido da apresentação das pesquisas analisadas que deram origem a esse artigo. A análise permitiu classificar os trabalhos em três categorias: implantação e implementação da política; análises pontuais de componentes curriculares; investigação de práticas pedagógicas disciplinares. Os resultados permitem apontar que, apesar dos avanços no sistema de ciclos, ainda há muitos desafios a serem enfrentados e investigados, sobretudo no que se refere à quase inexistência de estudos sobre a sala de aula e as práticas pedagógicas disciplinares nos III e IV ciclos. Trabalhos voltados para esse foco investigativo poderão subsidiar tanto avaliações dos efeitos da política de ciclo no município de Belém como na formação de futuros professores.

Palavras-chave: Educação. Ciclos de Aprendizagem. Prática Pedagógica.

Investigations on the cycles system in Belém: sceneries and challenges

This work has the objective of presenting a panorama of the basic cycles system of learning from the Municipal Department of Belém, and its main challenges. In the introduction, it is presented a succinct historic of the cycles in Brazil, followed by the presentation of the analyzed researches which originated to this article. The analysis made viable a classification of the works in three categories: implantation and implementation of the policy; punctual analysis of curricular components; investigation of disciplinary pedagogical practices. The results allow to point out that, in spite of the advances in the cycles system, there are still many challenges to be faced and investigated, above all in what refers to the quasi-inexistence of studies on the classroom and the disciplinary pedagogical practices in the 3rd and 4th cycles. Works concerned with this focus of investigation will be able to subsidize both evaluations of the effects of the cycles policy in Belém and the formation of future teachers.

Keywords: Education. Learning Cycles. Pedagogical Practices.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Santos Melo, Universidade do Estado do Pará/PPGED-PUC-RIO

Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UMESP). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará Universidade da Amazônia

É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Curso de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e desenvolve projetos de pesquisa no Departamento de Matemática Estatística e Informática da referida Universidade.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • PDF downloads: 168

Como Citar

MELO, M. de L. S.; SÁ, P. F. de. Investigações Sobre o Sistema de Ciclos em Belém: Cenários e Desafios. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 103–112, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/30. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)