A proposta curricular de Santa Catarina (2014) e a escola unitária de Antonio Gramsci: aproximações e contradições
Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada num Programa de Pós Graduação de uma Universidade do sul do Estado de Santa Catarina. Trata-se de um estudo que teve como objetivo geral identificar aproximações e contradições entre a Proposta Curricular de Santa Catarina – PCSC, em sua última versão, publicada em 2014, e a Escola Unitária de Antonio Gramsci. Em termos metodológicos, foi desenvolvida a partir da análise comparativa das versões, atual e precedentes, da PCSC, e do estudo sistemático acerca da Escola Unitária, de Gramsci, e dos conceitos comuns entre ambas. Como resultado, destaca-se a presença de contradições entre teoria e prática na PCSC, bem como a supressão de fundamentos teóricos em nome da suposta isenção ideológica sob o inconsistente argumento de que política e educação são distintas.
Abstract
The article presents the results of a Master's in Education research carried out in a Postgraduate Program at a University in the south of the State of Santa Catarina. This is a study that aimed to identify similarities and contradictions between the Curricular Proposal of Santa Catarina - PCSC, in its latest version, published in 2014, and the Unitary School of Antonio Gramsci. In methodological terms, it was developed from the comparative analysis of the current and previous versions of the PCSC, and from the systematic study about Gramsci's Unitary School and the common concepts between both. As a result, the presence of contradictions between theory and practice in the PCSC stands out, as well as the suppression of theoretical foundations in the name of the supposed ideological exemption under the inconsistent argument that politics and education are distinct.
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