O impacto das transformações urbanas sobre escolas públicas no centro de Fortaleza

Autores

Resumo

O artigo analisa o impacto que as transformações urbanas têm produzido em quatro escolas públicas situadas no centro de Fortaleza, capital do Ceará. É um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória, apoiando-se em estudos realizados sobre território e transformações urbanas na configuração das grandes cidades e na oferta dos serviços educacionais. Discute as transformações urbanas da cidade de Fortaleza e situa as escolas no contexto de organização do espaço urbano e da metropolização da capital. Analisa alguns indicadores educacionais da última década e constata que essas escolas conseguiram sobreviver aos processos de transformações ocorridas no centro da cidade e que, embora situadas na mesma região apresentam características e resultados diferenciados quanto a atendimento escolar e taxas de rendimento. 

Abstract

This paper analyzes the impact urban transformations have produced in four public schools located in Fortaleza, capital of Ceará, downtown area. It is a case study of a qualitative and exploratory nature, based on studies carried out on territory and urban transformations in the configuration of large cities and in the provision of educational services. It discusses the urban transformations in the city of Fortaleza and places schools in the context of urban space organization and the metropolization of the capital. It analyzes some educational indicators of the last decade and finds that these schools managed to survive the processes of transformation that occurred in the city downtown, and that, although located in the same region, they present different characteristics and results regarding school attendance and performance rates.

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Biografia do Autor

Maria Eliane Maia Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC / SP). Professora da Rede Estadual de Educação Básica do Ceará. Integra o Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA)

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Pesquisadora do CNPq, consultora da FGV-RJ e da Unesco. Foi professora da UFC, Unilab, Uninove e do Lemann Center-Stanford. Exerceu os cargos de secretária estadual (Ceará) e municipal (Aracati-CE) de educação. É líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Professora titular da Universidade Estadual do Ceará.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará, atua no Programa de Pós-graduação em Educação. É vice líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

SOUSA, M. E. M.; VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. O impacto das transformações urbanas sobre escolas públicas no centro de Fortaleza. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2925. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos