O impacto das transformações urbanas sobre escolas públicas no centro de Fortaleza
Resumo
O artigo analisa o impacto que as transformações urbanas têm produzido em quatro escolas públicas situadas no centro de Fortaleza, capital do Ceará. É um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória, apoiando-se em estudos realizados sobre território e transformações urbanas na configuração das grandes cidades e na oferta dos serviços educacionais. Discute as transformações urbanas da cidade de Fortaleza e situa as escolas no contexto de organização do espaço urbano e da metropolização da capital. Analisa alguns indicadores educacionais da última década e constata que essas escolas conseguiram sobreviver aos processos de transformações ocorridas no centro da cidade e que, embora situadas na mesma região apresentam características e resultados diferenciados quanto a atendimento escolar e taxas de rendimento.
Abstract
This paper analyzes the impact urban transformations have produced in four public schools located in Fortaleza, capital of Ceará, downtown area. It is a case study of a qualitative and exploratory nature, based on studies carried out on territory and urban transformations in the configuration of large cities and in the provision of educational services. It discusses the urban transformations in the city of Fortaleza and places schools in the context of urban space organization and the metropolization of the capital. It analyzes some educational indicators of the last decade and finds that these schools managed to survive the processes of transformation that occurred in the city downtown, and that, although located in the same region, they present different characteristics and results regarding school attendance and performance rates.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 187
- pdf downloads: 167