Atendimento integral no ensino fundamental: contribuição para uma política pública no município de Farroupilha/RS

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Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a relação entre as atividades realizadas pelos educandos no turno inverso da escolarização e a sua preferência por atividades complementares, para a possibilidade da oferta no município. Foram questionados 885 estudantes, de 11 a 16 anos, de oito escolas públicas de Farroupilha, RS, Brasil. A identificação foi feita através de um questionário, onde se obteve os seguintes resultados de preferências dentro de cada área: 41% atividades esportivas, 29% atividades tecnológicas, 19% atividades culturais e 11% atividades que envolvem ciência. As preferências citadas em cada modalidade são apresentadas ao longo do artigo. As atividades complementares foram relacionadas por gênero e turno escolar dos educandos. Conclui-se a importância de analisar e avaliar a preferência de atividades ofertadas aos estudantes, para a melhoria na qualidade da educação pública, no intuito de cultivar o conhecimento e possibilitar descobertas de competências e habilidades de estudantes, além disto, os dados poderão auxiliar na proposta de atendimento integral ofertada pelo município.

Abstract

This study aims to present the relationship between the activities performed by students in the opposite shift of schooling and their preference for complementary activities, for the possibility of offering in the municipality. 885 students, aged 11 to 16 years, from eight public schools in Farroupilha, RS, Brazil, were questioned. The identification was made through a questionnaire, which obtained the following preference results: 1) soccer; 2) drawing, painting or graphite; 3) computer science; 4) dance; 5) fights; 5) cinema. Complementary activities were related by gender and school shift. It is concluded the importance of analyzing and evaluating the preference of activities offered to students, to improve the quality of public education, in order to cultivate knowledge and enable students to discover their skills and abilities. proposal for comprehensive care offered by the municipality.

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Biografia do Autor

Priscila Portela, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Farroupilha (CESF). Graduada em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Farroupilha/RS e do estado do Rio Grande do Sul.

Marcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Ciências: Habilitação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Bacharel em Administração de empresas pelo Centro de Ensino Superior de Farroupilha (CESF). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doutora em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Farroupilha/RS. Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha/RS. Membro do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha/RS e do Meio Ambiente. Tutora do Programa Formação na escola – FNDE. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

PORTELA, P.; NÓBILE, M. F. Atendimento integral no ensino fundamental: contribuição para uma política pública no município de Farroupilha/RS. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2914. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos