Residência Pedagógica: estado do conhecimento sobre programa de iniciação à docência

Pedagogical Residence: state of knowledge about the teaching initiation program

Autores

Resumo

O estudo consiste em apresentar o estado do conhecimento do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores. A pesquisa foi realizada junto ao banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados evidenciaram que as pesquisas sobre a temática têm priorizado os participantes do programa em alguns cursos de licenciatura. Os trabalhos analisados identificaram que o programa Residência Pedagógica tem contribuído para formação dos licenciandos, em relação à inserção no cotidiano escolar e seus desafios. O estudo é relevante, pois soma ao conjunto dos debates acerca da melhoria e desenvolvimento de novos pensares e (re)significações conceituais à formação inicial de professores, considerando o que já se produziu sobre a temática.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Residência pedagógica; Estado do conhecimento.

 

Abstract

The study consists of presenting the state of knowledge of the Pedagogical Residency Program in the initial training of teachers. The research was carried out with the database of the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The results showed that research on the theme has prioritized program participants in some undergraduate courses. The analyzed studies identified that the Pedagogical Residency program has contributed to the training of undergraduate students, in relation to their insertion in the school routine and its challenges. The study is relevant, as it adds to the set of debates about the improvement and development of new thinking and conceptual (re) meanings  agrave initial teacher training, considering what has already been produced on the subject.

Keywords: Initial teacher training; Pedagogical residence; State of knowledge.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maura Lucia Martins Cardoso, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/ICED – UFPA. Professora Adjunta IV do ICED. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade, Subjetividade, Juventude, Representações Sociais e Educação.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5462-0668        E-mail: mauraemlc@gmail.com

Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Educação e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/ICED – UFPA. Técnica em Assuntos Educacionais vinculada a UFPA, Campus Castanhal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade, Subjetividade, Juventude, Representações Sociais e Educação.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3467-2967   E-mail: patyrok@gmail.com

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora e Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Docente e pesquisadora do Instituto de Ciências da Educação e da pós-graduação em educação da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2455-3676  E-mail: ivany.pinto@gmail.com

Downloads

Publicado

01/01/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 730
  • pdf downloads: 801

Como Citar

CARDOSO, M. L. M.; KIMURA, P. R. de O.; NASCIMENTO, I. P. Residência Pedagógica: estado do conhecimento sobre programa de iniciação à docência: Pedagogical Residence: state of knowledge about the teaching initiation program. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2912. Acesso em: 18 nov. 2024.