Desafios e oportunidades na Educação Infantil para alunos com perda auditiva: uma perspectiva inclusiva

Autores

  • Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan dany_unesp@yahoo.com.br
    UNESP CAMPUS DE MARILIA
  • Carla Cristine Tescaro Santos Lino carlatescaro@yahoo.com.br
    UNESP Marília

Resumo

A inclusão escolar deve ser uma preocupação constante na atuação e na formação de professores desde as séries iniciais, afinal, há mais de dez anos, a Política de Educação Especial trouxe um novo cenário para a Educação Brasileira. Dessa forma, o professor deve proporcionar condições para a aprendizagem do estudante com perda auditiva, por meio de práticas educacionais adequadas para alunos com ou sem deficiência. Diante do cenário de diversidade, é imprescindível debater, discutir e refletir sobre a inclusão a partir de legislações que norteiam as políticas públicas para alunos com perda auditiva (desde as mais leves até a surdez profunda). Assim, o presente estudo buscou apresentar uma discussão que se inicia nas creches onde crianças com perdas auditivas estão matriculadas, e se estende ao longo da Educação Infantil. Buscou-se na literatura especializada pontos pedagógicos e de legislação, para discutir, refletir e praticar em sala de aula de Educação Infantil. Percebeu-se que a Educação Infantil possui desafios, possibilidades e oportunidades para incluir a criança com perdas auditivas e construir uma nova realidade no ambiente escolar.

Abstract

The inclusion of students with disabilities must be a constant concern in the performance and training of teachers since the early grades, after all, for over ten years, the Special Education Policy has brought a new scenario for Brazilian Education. Thus, the teacher must provide conditions for the learning of students with hearing loss, through appropriate educational practices for students with or without disabilities. In view of the diversity scenario, it is essential to debate, discuss and reflect on inclusion based on legislation that guides public policies for students with hearing loss (from the mildest to profound deafness). Thus, the present study sought to present a discussion that begins in daycare centers where children with hearing loss are enrolled, and extends throughout Early Childhood Education. Pedagogical and legislative points were sought in the specialized literature to discuss, reflect and practice in the Early Childhood classroom. It was noticed that Early Childhood Education has challenges, possibilities and opportunities to include children with hearing loss and build a new reality in the school environment.

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Biografia do Autor

Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP CAMPUS DE MARILIA

Bibliotecária e Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Especial e Transtornos Globais do Desenvolvimento, Mestra em Ciência da Informação e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial no Programa de Pós-graduação na UNESP/Marília, participante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais – DeFSen na UNESP, campus de Marília

Carla Cristine Tescaro Santos Lino, UNESP Marília

Professora Bilíngue em SRMI-Área Surdez, Especialista em Educação Especial, Mestra em Ensino, Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial no Programa de Pós-graduação na UNESP/Marília, participante do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais – DeFSen na UNESP, campus de Marília.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

WELLICHAN, D. D. S. P.; LINO, C. C. T. S. Desafios e oportunidades na Educação Infantil para alunos com perda auditiva: uma perspectiva inclusiva. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2903. Acesso em: 21 dez. 2024.

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