Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: intervenção didática focada no desenvolvimento de atributos associados a alfabetização científica e técnica

Autores

Resumo

O presente texto tem a finalidade de investigar como projetos voltados a situações-problema vivenciadas pelos estudantes podem contribuir para o processo de alfabetização científica e técnica. Para tanto, foi desenvolvido um projeto investigando a sua aplicação em uma escola pública de Ensino Médio. A pesquisa associada configurou-se como de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, recorrendo ao uso do diário de bordo e de uma ficha de observação como instrumentos para coleta de dados. O foco esteve na avaliação dos atributos mencionados por Fourez (1997) como integrantes da Alfabetização Científica e Técnica: Autonomia, Domínio e Comunicação. Os resultados forneceram indicativos da validade e pertinência do projeto realizado e da sua contribuição para o processo de alfabetização científica e técnica dos estudantes envolvidos, especialmente em relação aos atributos autonomia e comunicação.

Abstract

The present work aims to investigate the way projects are directed to the problem-situation lived by the students can contribute to the process of scientific and technical literacy. To this end, a project was developed investigating its application in a public high school. The research developed to evaluate the developed activity and its contribution to the process of scientific literacy of the students, was conducted as a qualifying action- research, students used a data diary and an observation sheet to collect data. The center of attention was kept in the attributes mentioned by Fourez (1997) as part of the Technical Scientific Literacy: Independence, domain and communication. The results reached have indicatives of the developed project’s validation and its contribution for the scientific literacy process of the student’s enrolled, specially related to abilities in communication and independence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  pela Universidade Federal de Santa Catarina

Pos-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação 

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Professora do Curso de Física

Universidade de Passo Fundo

Daiana Demarco, Rede publica e privada de Educação Básica

Graduada em Física-L

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática 

Docente do curso de Físca-L

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 181
  • pdf downloads: 145

Como Citar

ROSA, C. T. W. da; DEMARCO, D.; DARROZ, L. M. Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: intervenção didática focada no desenvolvimento de atributos associados a alfabetização científica e técnica. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2901. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)