Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: intervenção didática focada no desenvolvimento de atributos associados a alfabetização científica e técnica
Resumo
O presente texto tem a finalidade de investigar como projetos voltados a situações-problema vivenciadas pelos estudantes podem contribuir para o processo de alfabetização científica e técnica. Para tanto, foi desenvolvido um projeto investigando a sua aplicação em uma escola pública de Ensino Médio. A pesquisa associada configurou-se como de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, recorrendo ao uso do diário de bordo e de uma ficha de observação como instrumentos para coleta de dados. O foco esteve na avaliação dos atributos mencionados por Fourez (1997) como integrantes da Alfabetização Científica e Técnica: Autonomia, Domínio e Comunicação. Os resultados forneceram indicativos da validade e pertinência do projeto realizado e da sua contribuição para o processo de alfabetização científica e técnica dos estudantes envolvidos, especialmente em relação aos atributos autonomia e comunicação.
Abstract
The present work aims to investigate the way projects are directed to the problem-situation lived by the students can contribute to the process of scientific and technical literacy. To this end, a project was developed investigating its application in a public high school. The research developed to evaluate the developed activity and its contribution to the process of scientific literacy of the students, was conducted as a qualifying action- research, students used a data diary and an observation sheet to collect data. The center of attention was kept in the attributes mentioned by Fourez (1997) as part of the Technical Scientific Literacy: Independence, domain and communication. The results reached have indicatives of the developed project’s validation and its contribution for the scientific literacy process of the student’s enrolled, specially related to abilities in communication and independence.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 217
- pdf downloads: 158