Toadas de boi-bumbá como ferramentas para o ensino de zoologia e ecologia em Parintins/AM
Resumo
“Toadas” of “Boi-Bumbá” as a Tool for Teaching Ecology and Biology in Parintins/AM
Resumo
As toadas de bois bumbas fazem parte do cotidiano dos estudantes de Parintins/Am. Nesta cidade é realizado, anualmente, o festival folclórico do qual muitos destes estudantes comparecem, ou mesmo, fazem parte. Diante disto, neste artigo o objetivo foi o de avaliar a utilização do gênero musical toada, como ferramentas de auxílio no processo de ensino aprendizagem em aulas de zoologia e ecologia, em turmas de ensino médio, em escolas da rede pública de Parintins/AM. O método utilizado foi a análise de investigação interpretativa a partir das letras das toadas. Nas aulas téorico-expositivas foram apresentados vídeos com figuras ilustrativas referentes as letras das canções relacionadas ao conteúdo estudado. O processo permitiu a identificação dos grupos biológicos e figuras de linguagem existentes que permitem a relação com as espécies/grupos e rementem ao sentido de preservação de espécies em termos ecológicos. Os resultados obtidos demonstram que a relação do conteúdo escolar com o cotidiano resultou em bons resultados nas avaliações.
Palavras-Chave: Aprendizagem. Ecologia. Investigação interpretativa. Toadas. Zoologia.
Abstract
The toadas of bois-bumbás (literally folklore songs of oxen-bumba) are part of the daily life of the students of Parintins/AM. In this city is celebrated, annually, the folkloric festival of which many of these students attend, or even, are part. Therefore, in this article the objective was to evaluate the use of the musical genre toada, used as tools to aid in the learning process in zoology and ecology classes, in high school classes, in public schools in Parintins/AM. The method used was the analysis of interpretative research from the lyrics of toadas. In the theoretical-expositive classes were presented videos with illustrative figures referring to the lyrics of the songs related to the studied content. The process allowed the identification of existing biological groups and language figures that allow the relation with the species/groups and restore the sense of preservation of species in ecological terms. The obtained results showed that the relation between school content and daily life resulted in good results in the evaluations.
Keywords: Ecology. Interpretative Research. Learning. Toadas. Zoology.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 786
- PDF downloads: 366