A influência das atividades circenses na formação de professores de educação física: um estudo a partir de projetos de extensão

Autores

  • Rogério Zaim de Melo rogeriozmelo@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Deyvid Tenner Souza Rizzo deyvidrizzo1@gmail.com
  • Carlo Henrique Golin carlohenriquegolin@hotmail.com

Resumo

The influence of the circus activities in the training of physical education teachers: a study from extension projects

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os contributos dos projetos de extensão que tiveram as atividades circenses como tema central na formação dos professores de Educação Física na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) do Campus do Pantanal (CPAN) no período entre 2008 e 2018. O estudo é de natureza qualitativa com característica de pesquisa descritiva, a entrevista com roteiro semiestruturado foi utilizada como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicam que os projetos contribuíram para ampliar o repertório de conteúdo dos futuros professores. Considera-se que a partir de uma vivência prática e didática os projetos de extensão que tinham como foco principal a atividade circense favoreceram para formação mais crítica e completa dos extensionistas.

Palavras-chave: Atividades circenses; Formação de professores; Educação Física.

 

Abstract

This paper aims to analyze the contributions of extension projects that had circus activities as a central theme in the training of Physical Education teachers at the “Universidade Federal do Mato Grosso do Sul “(UFMS) of the Pantanal Campus (CPAN) between 2008 and 2018. This is a qualitative study with a descriptive research feature, and the semi - structured interview was used as a data collection instrument. The results indicate that the projects contributed to broaden the content repertoire of future teachers. It is considered that from a practical and didactic experience the extension projects that had as focus the circus activity favored a more critical and complete formation of the participants.

Keywords: Circus activities; teacher training; PE.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Zaim de Melo, Universidade do Estado do Pará

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

E-mail: rogeriozmelo@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0365-6000

Deyvid Tenner Souza Rizzo

Professor Adjunto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

E-mail: deyvidrizzo1@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9622-9816

Carlo Henrique Golin

 

Professor Adjunto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

E-mail: carlohenriquegolin@hotmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1858-6068

 

Downloads

Publicado

29/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 362
  • PDF downloads: 277

Como Citar

DE MELO, R. Z.; RIZZO, D. T. S.; GOLIN, C. H. A influência das atividades circenses na formação de professores de educação física: um estudo a partir de projetos de extensão. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 1064–1079, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2885. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos