Educação superior, docência e formação docente: empreendedorismo como imperativo

Autores

  • Daniela Pederiva Pensin daniela.pensin@unoesc.edu.br

Resumo

Higher education, teaching and teacher education: entrepreneurship as imperative

Resumo

O artigo discute a docência na educação superior implicada pela lógica do empresariamento da educação, situada no contexto da racionalidade neoliberal e do discurso de mercado, objetivando problematizar as implicações deste contexto à constituição da docência e às práticas de formação continuada. Utiliza-se como superfície analítica os Projetos Pedagógicos Institucionais de cinco universidades do Rio Grande do Sul. A análise, de perspectiva pós estruturalista, buscou pelas recorrências discursivas presentes nos documentos. Indica como resultado que as relações entre docência e formação continuada têm se orientado pelas noções empresariais de eficiência, inovação, criatividade, flexibilidade, capacidade de dar respostas rápidas aos problemas, de lidar com conflitos e liderar equipes, de ser um empreendedor.

Palavras-chave: Docência na educação superior. Formação continuada de professores. Empreendedorismo docente.

Abstract

The article discusses the teaching in higher education involved by the logic of entrepreneurship education in context of neoliberal rationality and discourse of market, aiming to discuss the implications of this context the establishment of the teaching and continuing training practices. Used as analytic Institutional Pedagogical Projects of five universities of Rio Grande do Sul. The analysis of poststructuralist perspective, sought by discursive recurrences present in documents. Indicates that the relationships between teaching and continuous formation are guided by business notions of efficiency, innovation, creativity, flexibility, ability to give quick answers to problems, to deal with conflicts and lead teams, being an entrepreneur.

 Keywords: Teaching in higher education. Continuing teacher training. Teaching entrepreneurship.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Pederiva Pensin

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

E-mail: daniela.pensin@unoesc.edu.br

Orcid: 0000-0002-7591-9922

Downloads

Publicado

29/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 149
  • PDF downloads: 107

Como Citar

PENSIN, D. P. Educação superior, docência e formação docente: empreendedorismo como imperativo. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 1022–1042, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2883. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos