Experimentos corporais para uma dança emancipatória: em busca da alforria do corpo

Autores

  • Diego Ebling do Nascimento digue_esef@yahoo.com.br
  • Taiza Daniela Seron Kiouranis taizaseron@hotmail.com

Resumo

Body experiments for an emancipatory dance: in a search for a freed body

 

Resumo

Esse estudo objetivou analisar e compartilhar os processos construídos a partir da proposta do Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo (LIMA) como uma possibilidade de ensino contemporâneo de dança. A pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação foi realizada entre 2016 e 2017, em três cidades do estado do Tocantins/Brasil. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o diário de campo, bem como entrevistas semiestruturada. Fizeram parte do corpus da pesquisa 23 sujeitos, entre eles estudantes universitários, professores de educação física e de dança e bailarinos. A partir dos dados coletados, identificamos que a proposta do LIMA impactou na transformação de conceitos e concepções de dança, na percepção da autonomia dos corpos e dos movimentos, caminhando, muitas vezes, na contramão de processos sociais disciplinadores e castradores; na formação inicial e continuada de professores; nas formas de vislumbrar ações pedagógicas de dança, além de contribuir para uma possível transformação na realidade local e profissional.

Palavras-Chave: Educação Somática. Improvisação. Composição Coreográfica.

Abstract

This study aimed to share and analyze the processes built from the proposal of the Research Laboratory of the Autonomous Movement (LIMA) as a possibility of contemporary dance teaching. The qualitative research, action research type, was carried out in 2016 and 2017 in three cities of the state of Tocantins/Brazil. We use as instruments the field diary and the semistructured interview. Participants included 23 university students, physical education and dance teachers, and dancers. Based on the collected data, we identified that the LIMA proposal impacted on the transformation of concepts and conceptions of dance, on the perception of the autonomy of the bodies and the movement, walking against the disciplinary and castrating social processes; in initial and continuing teacher training; in the ways of envisaging pedagogical actions of dance, besides contributing to a possible transformation in the local and professional reality.

Keywords: Somatic Education. Improvisation. Choreographic Composition.

 

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Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), sob orientação da professora Sandra Richter. É professor, extensionista e pesquisador na área da Dança e da Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. Mestre e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Dança e Consciência Corporal (UGF), em Artes Híbridas (UTFPR) e em Docência do Ensino Superior (ITOP). E-mail: digue_esef@yahoo.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6194-0958

Taiza Daniela Seron Kiouranis

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente, é professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, ginástica, dança e sociologia do esporte. E-mail: taizaseron@hotmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0481-950x

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Publicado

29/12/2019
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Como Citar

DO NASCIMENTO, D. E.; KIOURANIS, T. D. S. Experimentos corporais para uma dança emancipatória: em busca da alforria do corpo. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 963–985, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2879. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos