Profissionalização e desprofissionalização: desafios para a docência no mundo contemporâneo

Autores

  • Thiago Augusto dos Santos thiagoaugusantos@hotmail.com
  • Andressa Santos Scalco Ernegas andressascalcoernegas@gmail.com
  • Marcia Marlene Stentzler mmstentzler@gmail.com

Resumo

Professionalization and deprofessionalization: challenges related to teaching in contemporary world

Resumo

Este texto realiza uma discussão sobre os principais desafios docentes no mundo contemporâneo. Para isso, analisaremos os fenômenos da profissionalização e desprofissionalização docente, refletindo sobre a constituição histórica dessa profissão e, em que medida as mudanças socioeconômicas e as inovações tecnológicas têm contribuído para a desprofissionalização docente. Esta discussão reporta-se aos seguintes autores que abordam a temática: Antonio Nóvoa (1992, 1995), Mariano Fernandez Enguita (1991), José Contreras (2002), Francisco Imbernón (2010) e Maurice Tardif (2008). Com este estudo sobre a temática, almejamos oferecer aos docentes subsídios para refletirem sobre suas práticas e seu papel dentro do processo educativo.

Palavras-chave: Profissionalização. Proletarização docente. Ensino e tecnologia. 

 

Abstract

This text discusses the main teaching challenges in the contemporary world. For this, we will analyze the phenomena of teacher professionalization and deprofessionalization, reflecting on the historical constitution of this profession and to what extent socioeconomic changes and technological innovations have contributed to teacher deprofessionalization. This discussion refers to the following authors who address the theme: Antonio Nóvoa (1992, 1995), Mariano Fernandez Enguita (1991), Jose Contreras (2002), Francisco Imbernón (2010) and Maurice Tardif (2008). This study on the subject, we aim to provide subsidies teachers to reflect on their practices and their role in the educational process.

Keywords: Professionalization. Teacher proletarianization. Teaching and technology.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Augusto dos Santos

Mestrando em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: thiagoaugusantos@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0878-210X

Andressa Santos Scalco Ernegas

Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste Paranaense e em História pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: andressascalcoernegas@gmail.com.   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0891-3704

 

Marcia Marlene Stentzler

Doutora em Educação. Líder do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE). Professora Adjunta no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). E-mail: mmstentzler@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9634-9148

Downloads

Publicado

29/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 517
  • PDF downloads: 486

Como Citar

DOS SANTOS, T. A.; ERNEGAS, A. S. S.; STENTZLER, M. M. Profissionalização e desprofissionalização: desafios para a docência no mundo contemporâneo. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 924–943, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2877. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)