Profissionalização e desprofissionalização: desafios para a docência no mundo contemporâneo
Resumo
Professionalization and deprofessionalization: challenges related to teaching in contemporary world
Resumo
Este texto realiza uma discussão sobre os principais desafios docentes no mundo contemporâneo. Para isso, analisaremos os fenômenos da profissionalização e desprofissionalização docente, refletindo sobre a constituição histórica dessa profissão e, em que medida as mudanças socioeconômicas e as inovações tecnológicas têm contribuído para a desprofissionalização docente. Esta discussão reporta-se aos seguintes autores que abordam a temática: Antonio Nóvoa (1992, 1995), Mariano Fernandez Enguita (1991), José Contreras (2002), Francisco Imbernón (2010) e Maurice Tardif (2008). Com este estudo sobre a temática, almejamos oferecer aos docentes subsídios para refletirem sobre suas práticas e seu papel dentro do processo educativo.
Palavras-chave: Profissionalização. Proletarização docente. Ensino e tecnologia.
Abstract
This text discusses the main teaching challenges in the contemporary world. For this, we will analyze the phenomena of teacher professionalization and deprofessionalization, reflecting on the historical constitution of this profession and to what extent socioeconomic changes and technological innovations have contributed to teacher deprofessionalization. This discussion refers to the following authors who address the theme: Antonio Nóvoa (1992, 1995), Mariano Fernandez Enguita (1991), Jose Contreras (2002), Francisco Imbernón (2010) and Maurice Tardif (2008). This study on the subject, we aim to provide subsidies teachers to reflect on their practices and their role in the educational process.
Keywords: Professionalization. Teacher proletarianization. Teaching and technology.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 517
- PDF downloads: 486