Decolonialidade, interculturalidade crítica e o pensamento freireano em tempos de institucionalização da opressão

Autores

  • Dayana Viviany Silva de Souza dayanasouza@gmail.com
  • Joel Dias da Fonseca jdjoel48@gmail.com

Resumo

Decolonialidad, interculturalidad crítica y pensamiento de Freire en tiempos de institucionalización de la opresión

Resumo

O artigo tem o objetivo de identificar as marcas do processo de exclusão e violência imprimidas ainda hoje em práticas que legitimam a institucionalização da opressão e reafirma o discurso hegemônico de superioridade sobre as camadas populares. A escrita fundamenta-se em referenciais bibliográficos centrais de Paulo Freire, Reinaldo Fleuri, Catherine Walsh que discutem as categorias principais dessa produção: Decolonialidade, Interculturalidade e Pensamento Freireano no combate a uma educação que oprime através da universalidade sem considerar a diversidade. Os resultados apontam que despir-se das vestes de colonizador, indignar-se e anunciar outros projetos de intervenção e mudança social são essenciais para problematizar a realidade de modo consciente e fazer outro mundo possível. 

Palavras-chave: Decolonialidade. Interculturalidade. Pensamento Freireano.

Resumen

El artículo tiene el objetivo de identificar las marcas del proceso de exclusión y violencia imprimidas aún hoy en prácticas que legitiman la institucionalización de la opresión y reafirma el discurso hegemónico de superioridad sobre las capas populares. La escritura se fundamenta en referenciales bibliográficos centrales de Paulo Freire, Reinaldo Fleuri, Catherine Walsh que discuten las categorías principales de esa producción: Decolonialidad, Interculturalidad y Pensamiento Freireano en el combate a una educación que oprime a través de la universalidad sin considerar la diversidad. Los resultados apuntan que desvestirse de las vestiduras de colonizador, indignarse y anunciar otros proyectos de intervención y cambio social son esenciales para problematizar la realidad de modo consciente y hacer otro mundo posible.

Palabras clave: Decolonialidad. Interculturalidad. Pensamiento Freireano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Viviany Silva de Souza

Pedagoga. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação. Docente na Universidade Federal Rural da Amazônia. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia e no Grupo de Educação e Diversidade na Amazônia.

E-mail: dayanasouza@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9931-1655

 

Joel Dias da Fonseca

Pedagogo. Mestre em Educação. Docente na Secretaria Municipal de Ananindeua. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia. E-mail: jdjoel48@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3856-3656

 

Downloads

Publicado

29/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 277
  • PDF downloads: 237

Como Citar

DE SOUZA, D. V. S.; DA FONSECA, J. D. Decolonialidade, interculturalidade crítica e o pensamento freireano em tempos de institucionalização da opressão. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 883–902, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2874. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos