Aproximação da educação superior à educação básica: um estudo de caso da política de ICJ/CNPq

Autores

  • Adriano de Oliveira adriano.deoliveira2@gmail.com
  • Lucídio Bianchetti lucidio.bianchetti@pq.cnpq.br

Resumo

Approximation of higher education to basic education: a case study of the junior scientific initiation program

Resumo

Em anos recentes, iniciativas de aproximação entre Educação Superior (ES) e a Educação Básica (EB) têm sido tomadas, em especial, sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesse contexto, analisamos a política de formação inicial de pesquisadores na EB, abordando os limites e possibilidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), inserido no contexto da Iniciação Científica Junior (ICJ). Em termos metodológicos, realizamos um estudo de caso do PIBIC-EM da universidade pesquisada. Além de analisarmos os documentos oficiais do CNPq, da CAPES e das escolas, efetivamos entrevista com os orientadores, coorientadores, bolsistas e a Coordenação do Programa da universidade. Umas das principais contribuições do PIBIC-EM é trazer as pesquisas para dentro das escolas, aproximando a EB da ES.

Palavras-chave – Formação inicial do pesquisador. ICJ/PIBIC-EM. Aproximação escola-universidade.

Abstract

In recent years, initiatives to approximate higher education and basic education have been made, particularly by the Brazilian federal government agencies that support higher education, Coordination Agency for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). In this context, we analyze the policy for initial education of researchers in basic education, examining the limits and possibilities for the scientific initiation in high school program (PIBIC-EM) administered by UFSC in the context of the Junior Scientific Initiation program. The methodology of the study included a case study of the program at the university and analysis of official documents from CNPq, CAPES and schools. Interviews were conducted with supervisors, co-supervisors, grant recipients and the coordinators of the program at the university. One of the main contributions of the scientific initiation in high school program is to bring research within the schools, thus approximating high schools and universities.

Keywords: Initial education of researchers. ICJ/PIBIC-EM. Approximation of schools and universities.

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Biografia do Autor

Adriano de Oliveira

Doutor pela UFSC/PPGE, Orientador Educacional na PMF, membro do Grupo de Estudos trabalho e Conhecimento na Educação Superior: TRACES, CED/UFSC.

E-mail: adriano.deoliveira2@gmail.com.    ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9148-5581

 

Lucídio Bianchetti

Doutor pela PUC/SP, professor associado da UFSC, coordenador do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior: TRACES, CED/UFSC.

E-mail: lucidio.bianchetti@pq.cnpq.br.    ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9748-5646

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

DE OLIVEIRA, A.; BIANCHETTI, L. Aproximação da educação superior à educação básica: um estudo de caso da política de ICJ/CNPq. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 844–859, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2872. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos