Língua, cultura e identidade: desafios dos indígenas no ambiente escolar urbano de Boa Vista/RR

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin leila.baptaglin@ufrr.br
  • Wellen Crystinne de Araújo Sousa wellencryst@gmail.com

Resumo

Language, culture and identity: challenges of indigenous people in the urban school environment of Boa Vista / RR

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como o ambiente escolar urbano influência na construção identitária do aluno indígena. Para desenvolver esta pesquisa foi feito um acompanhamento do aluno indígena. Para abordagem metodológica utilizamos uma metodologia de caráter qualitativo. Utilizamos para suporte da coleta e registro de dados, os seguintes instrumentos: observação participante na escola, entrevistas, conversas informais e a construção de diário de campo. O estudo apontou os constantes conflitos em que o aluno indígena convive em relação às diferenças que o mesmo encontra na escola da cidade e na escola da sua comunidade. Percebemos as diferenças de uso das línguas Portuguesa e Wapixana usadas pelo sujeito, ficando restrito o uso da língua indígena à comunidade. Por fim, seu desalento e desconforto por meio à cosmovisão que as pessoas têm em relação a sua identidade indígena.

Palavras-chave: Cultura. Identidade. Indígena

 

Abstract

This research has aims to understand how the urban school environment influences the identity construction of the indigenous student. To develop this research, the indigenous student was followed up. For methodological approach we use a qualitative methodology. We used the following instruments to support the collection and recording of data: participant observation at school, interviews, informal conversations and construction of field diary. The study pointed out the constant conflicts in which the indigenous student lives in relation to the differences that he finds in the school of the city and in the school of his community. We perceive the differences of use of the Portuguese and Wapixana languages used by the subject, being restricted the use of the indigenous language to the community. Finally, their discouragement and discomfort through the worldview that people have in relation to their indigenous identity.

Keywords: Culture. Identity. Indigenous

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin

Doutora em Educação, Professora efetiva do Curso de Artes Visuais/UFRR.

E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br.  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8137-0913

 

Wellen Crystinne de Araújo Sousa

Mestre em Letras/UFRR. Docente da Secretaria Estadual de Educação de Roraima.

E-mail: wellencryst@gmail.comOrcid http://orcid.org/0000-0002-1866-0758

 

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 210
  • PDF downloads: 149

Como Citar

BAPTAGLIN, L. A.; SOUSA, W. C. de A. Língua, cultura e identidade: desafios dos indígenas no ambiente escolar urbano de Boa Vista/RR. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 827–843, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2871. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos