A educação especial nas escolas do campo: uma análise da estrutura física das salas de recursos multifuncionais de escolas do Piemonte da Diamantina/BA

Autores

  • Osni Oliveira Noberto da Silva osni_edfisica@yahoo.com.br
  • Theresinha Guimarães Miranda tmiranda@ufba.br
  • Theresinha Guimarães Miranda tmiranda@ufba.br
  • Miguel Angel Garcia Bordas magbordas@gmail.com
  • Miguel Angel Garcia Bordas magbordas@gmail.com

Resumo

Special education in the field schools: an analysis of the physical structure of multi-functional resources rooms of Diamantine Piedmont / BA schools

Resumo

O objetivo do artigo foi conhecer a percepção dos professores acerca das condições físicas e materiais das SRM das escolas do campo. Foi aplicado um questionário a 11 professores dos municípios pertencentes a região do Piemonte da Diamantina/BA. Foi possível observar que a maioria dos professores consideram que os elementos da estrutura física (espaço físico, materiais pedagógicos, Tecnologias Assistivas, materiais permanentes e de consumo, acessibilidade e adaptações, iluminação, ruído interno e externo, ventilação, temperatura e limpeza do ambiente) foram avaliados em sua maior parte como regulares ou bons, o que demonstra que ai há um longo caminho a se trilhar em relação a melhora da estrutura física para atender os alunos com deficiência ou necessidades especiais nas escolas do campo.

Palavras-chave: Trabalho docente. Educação especial. Educação do campo.

Abstract

The objective of this paper was to know the teachers 'perception about the physical and material conditions of the rural schools' SRM. A questionnaire was applied to 11 teachers from the municipalities of the Piedmont region of Diamantina / BA. It was observed that most teachers consider that the elements of physical structure (physical space, teaching materials, assistive technologies, permanent and consumable materials, accessibility and adaptations, lighting, internal and external noise, ventilation, temperature and environmental cleanliness) they were mostly rated as fair or good, which shows that there is a long way to go in improving the physical structure to meet students with disabilities or special needs in rural schools.

Keywords: Teaching work. Special education. Rural education.

 

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Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Email: osni_edfisica@yahoo.com.br    http://lattes.cnpq.br/8117427158420224

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5028-0889

Theresinha Guimarães Miranda

 

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Email: tmiranda@ufba.br     http://lattes.cnpq.br/8564192925828018

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7762-7739

 

Theresinha Guimarães Miranda

 

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Email: tmiranda@ufba.br     http://lattes.cnpq.br/8564192925828018

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7762-7739

 

Miguel Angel Garcia Bordas

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Email: magbordas@gmail.com    http://lattes.cnpq.br/2470034784958232

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5970-9581

Miguel Angel Garcia Bordas

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Email: magbordas@gmail.com    http://lattes.cnpq.br/2470034784958232

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5970-9581

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

DA SILVA, O. O. N.; MIRANDA, T. G.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G.; BORDAS, M. A. G. A educação especial nas escolas do campo: uma análise da estrutura física das salas de recursos multifuncionais de escolas do Piemonte da Diamantina/BA. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 753–767, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2866. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos