A educação especial nas escolas do campo: uma análise da estrutura física das salas de recursos multifuncionais de escolas do Piemonte da Diamantina/BA
Resumo
Special education in the field schools: an analysis of the physical structure of multi-functional resources rooms of Diamantine Piedmont / BA schools
Resumo
O objetivo do artigo foi conhecer a percepção dos professores acerca das condições físicas e materiais das SRM das escolas do campo. Foi aplicado um questionário a 11 professores dos municípios pertencentes a região do Piemonte da Diamantina/BA. Foi possível observar que a maioria dos professores consideram que os elementos da estrutura física (espaço físico, materiais pedagógicos, Tecnologias Assistivas, materiais permanentes e de consumo, acessibilidade e adaptações, iluminação, ruído interno e externo, ventilação, temperatura e limpeza do ambiente) foram avaliados em sua maior parte como regulares ou bons, o que demonstra que ai há um longo caminho a se trilhar em relação a melhora da estrutura física para atender os alunos com deficiência ou necessidades especiais nas escolas do campo.
Palavras-chave: Trabalho docente. Educação especial. Educação do campo.
Abstract
The objective of this paper was to know the teachers 'perception about the physical and material conditions of the rural schools' SRM. A questionnaire was applied to 11 teachers from the municipalities of the Piedmont region of Diamantina / BA. It was observed that most teachers consider that the elements of physical structure (physical space, teaching materials, assistive technologies, permanent and consumable materials, accessibility and adaptations, lighting, internal and external noise, ventilation, temperature and environmental cleanliness) they were mostly rated as fair or good, which shows that there is a long way to go in improving the physical structure to meet students with disabilities or special needs in rural schools.
Keywords: Teaching work. Special education. Rural education.
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