Trajetórias não lineares de escolarização no ProJovem

Autores

  • Talita de Jesus da Silva Martins talitamartins0612@hotmail.com
  • Maria Alice Melo ma.melo@terra.com.br

Resumo

Fragmented paths of schooling in ProJovem

Resumo

Este estudo constitui um recorte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar as trajetórias de escolarização de jovens que abandonaram o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem na cidade de São Luís - MA. Desenvolve-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem a entrevista em profundidade como o seu principal instrumento de coleta de dados. Por fim, apresenta-se algumas trajetórias que podem contribuir para a reflexão sobre os determinantes do alto índice de abandono, cerca de 34,6%, presente nas duas primeiras fases (2005 – 2006/2006-2007) do ProJovem em São Luís. Os resultados apontam como principais determinantes do abandono escolar a autopercepção da condição de inferioridade, em relação ao conhecimento e condições socioeconômicas, violência urbana, desinteresse nos estudos e influências das relações familiares. Tais determinantes se configuram de diversas formas na vida dessas jovens, configurando, diferentes sentidos em cada percurso da sua relação com o mundo.
Palavras-chave: Trajetórias de Escolarização. ProJovem. Abandono Escolar.

 

Abstract

This study is an excerpt of there search developed on trajectories of schooling and its main objective to analyze the trajectories of schooling of young people who have left the National Youth Inclusion Programme - ProJovem in São Luís - MA. Methodological development, defines a qualitative research that has in-depth interviews as the main vehicle of data collection. Finally, it presents a number of careers that can contribute to the debate on the determinants of the high dropout rate, approximately 34.6% present in the first two phases (2005 - 2006/2006-2007) Projovem in St. Louis. The results indicated that the main determinants of dropout the feeling of inferiority, urban violence, disinterest in studies and influences of family relationships. Such determinants are configured in different ways in the lives of these young people, also setting different meanings in each course of their relationship with the world.  

Keywords: Trajectories of Schooling. ProJovem. School dropout.

 

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Biografia do Autor

Talita de Jesus da Silva Martins

Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Pedagogia/DEII/UFMA. E-mail: talitamartins0612@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6463-602x

 

Maria Alice Melo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Curso de Pedagogia/DE II e Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFMA.

E-mail: ma.melo@terra.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6172-1608

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

MARTINS, T. de J. da S.; MELO, M. A. Trajetórias não lineares de escolarização no ProJovem. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 729–752, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2865. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos