Atuação profissional dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará/ campus Altamira

Resumo

Professional activities of the pedagogy course of the Federal University of Pará / campus Altamira

Resumo                                                            

Nesse artigo são apresentados dados da pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar em quais atividades profissionais estão atuando egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas a 25 egressos que iniciaram o curso nos anos de 2011 a 2014. Os egressos estão compreendidos em sua maioria na faixa etária entre 20 a 30 anos, em sua maioria com renda inferior a quatro salários mínimos. A maior parte dos participantes da pesquisa não escolheu o curso de Pedagogia como sua primeira opção no processo seletivo e somente quatro dos 25 participantes da pesquisa estão trabalhando como docentes na educação básica. Todos os participantes atribuem importância à sua formação, a maioria por permitir continuidade dos estudos e atuação em outras áreas. Capacitação para atuar na docência, ampliação sobre o conceito de educação e desenvolver capacidade para trabalhar relações interpessoais também foram indicados como fatores de importância do curso.

Palavras-Chave: Pedagogo. Abrangência de atuação profissional. Desvalorização docente.

AbstractIn this article we present data from the qualitative research that aimed to identify in which professional activities are working out of the course of Pedagogy of the Federal University of Pará, Altamira Campus. To collect data, a questionnaire with objective and subjective questions was applied to 25 graduates who started the course in the years 2011 to 2014. The graduates are comprised mostly in the age group between 20 and 30 years, mostly with lower income to four minimum wages. Most of the research participants did not choose the Pedagogy course as their first choice in the selection process and only four of the 25 participants in the research are working as teachers in basic education. All the participants attach importance to their training, most of them for continuing their studies and acting in other areas. Training to teach, expand on the concept of education and develop ability to work interpersonal relationships were also indicated as factors of importance of the course.

Keywords: Pedagogist. Professional scope of work. Teacherdevaluation.


 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 127
  • PDF downloads: 128

Como Citar

Atuação profissional dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará/ campus Altamira. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 708–728, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2864. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos