Um processo dinâmico para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em sala de aula: uma experiência com os futuros professores de matemática
Resumo
A dynamic process for the development of mathematical modeling activities in the classroom: an experience with future teachers of mathematics
Resumo
O estudo ou a pesquisa sobre e por meio de atividades de Modelagem Matemática vem se desenvolvendo em vários cursos e níveis de ensino e, por conseguinte, vem se fortalecendo como uma estratégia de ensino para a aprendizagem matemática e se propagando em meios de investigações que envolvem docentes, estudantes, instituições e pesquisadores, sobretudo nas licenciaturas. Assim sendo, este artigo objetiva elucidar os principais resultados de parte das atividades de Modelagem realizadas com futuros professores de Matemática em sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi encaminhado com base em análises bibliográficas e práticas, utilizando-se da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e do estudo de caso, em que as coletas de dados se originaram da observação, da intervenção na pesquisa e dos dados analisados e extraídos dela pelos seguintes meios: Ministério da Saúde, anotações, registros, questionários, imagens e atividades feitas pelos sujeitos. Isso levou à efetivação de um processo dinâmico, em que os resultados evidenciaram que as atividades realizadas de Modelagem propiciaram aos futuros professores entenderem a Modelagem como uma estratégia pedagógica desafiadora, plausível e útil para ser inserida e explorada nos processos de ensino e aprendizagem matemática na Educação Básica, com base em etapas e abordagens pedagógicas de modelagem.
Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Processo dinâmico.
Abstract
The study or research on and through Mathematical Modeling activities has been developing in several courses and levels of teaching and, therefore, it has been strengthening as a teaching strategy for mathematical learning and it has been propagating in means of investigations that involve teachers, students, institutions and researchers, especially in the undergraduate programs. Thus, this article aims to elucidate the main results of part of the Modeling activities which were carried out with the future teachers of Mathematics in the classroom, developing a dynamic process. As for the methodological procedures, the study was conducted on the basis of bibliographical and practical analyzes, making use of qualitative research with an interpretative nature and of the case study, in which the data collections originated from the observation, intervention in the research and data analyzed and extracted from it by means of the Ministry of Health, notes, records, questionnaires, images and activities performed by the subjects. This led to the implementation of a dynamic process in which the results showed that the activities of modeling that were performed enabled the future teachers to understand modeling as a challenging pedagogical strategy, plausible and useful to be inserted and explored in the processes of teaching and mathematical learning in basic education, with a step ground and pedagogical modeling approaches.
Keywords: Mathematics education; Mathematical modeling; Dynamic process.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 139
- PDF downloads: 154