Um processo dinâmico para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em sala de aula: uma experiência com os futuros professores de matemática

Autores

  • Maria Rosana Soares maryrosanasoares@gmail.com

Resumo

A dynamic process for the development of mathematical modeling activities in the classroom: an experience with future teachers of mathematics

Resumo

O estudo ou a pesquisa sobre e por meio de atividades de Modelagem Matemática vem se desenvolvendo em vários cursos e níveis de ensino e, por conseguinte, vem se fortalecendo como uma estratégia de ensino para a aprendizagem matemática e se propagando em meios de investigações que envolvem docentes, estudantes, instituições e pesquisadores, sobretudo nas licenciaturas. Assim sendo, este artigo objetiva elucidar os principais resultados de parte das atividades de Modelagem realizadas com futuros professores de Matemática em sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi encaminhado com base em análises bibliográficas e práticas, utilizando-se da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e do estudo de caso, em que as coletas de dados se originaram da observação, da intervenção na pesquisa e dos dados analisados e extraídos dela pelos seguintes meios: Ministério da Saúde, anotações, registros, questionários, imagens e atividades feitas pelos sujeitos. Isso levou à efetivação de um processo dinâmico, em que os resultados evidenciaram que as atividades realizadas de Modelagem propiciaram aos futuros professores entenderem a Modelagem como uma estratégia pedagógica desafiadora, plausível e útil para ser inserida e explorada nos processos de ensino e aprendizagem matemática na Educação Básica, com base em etapas e abordagens pedagógicas de modelagem.

Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Processo dinâmico.

Abstract

The study or research on and through Mathematical Modeling activities has been developing in several courses and levels of teaching and, therefore, it has been strengthening as a teaching strategy for mathematical learning and it has been propagating in means of investigations that involve teachers, students, institutions and researchers, especially in the undergraduate programs. Thus, this article aims to elucidate the main results of part of the Modeling activities which were carried out with the future teachers of Mathematics in the classroom, developing a dynamic process. As for the methodological procedures, the study was conducted on the basis of bibliographical and practical analyzes, making use of qualitative research with an interpretative nature and of the case study, in which the data collections originated from the observation, intervention in the research and data analyzed and extracted from it by means of the Ministry of Health, notes, records, questionnaires, images and activities performed by the subjects. This led to the implementation of a dynamic process in which the results showed that the activities of modeling that were performed enabled the future teachers to understand modeling as a challenging pedagogical strategy, plausible and useful to be inserted and explored in the processes of teaching and mathematical learning in basic education, with a step ground and pedagogical modeling approaches.

Keywords: Mathematics education; Mathematical modeling; Dynamic process.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosana Soares

 

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), possui mestrado profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa (UTFPR/PG) e duas especializações (lato sensu): Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela UTFPR de Cornélio Procópio (UTFPR/CP) e Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (UTFPR/CP). Membro do projeto modelagem na sala de aula pela PUC/SP e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). E-mail: maryrosanasoares@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5669-5126.

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 134
  • PDF downloads: 149

Como Citar

SOARES, M. R. Um processo dinâmico para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em sala de aula: uma experiência com os futuros professores de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 574–596, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2858. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)