A construção do processo identitário: o conhecimento de si, do outro e dos espaços formativos para a compreensão da complexidade do processo formativo

Autores

  • Veruschka Silva Santos Melo veruschkamelo@gmail.com
  • Ariadne da Costa Peres Contente ariadne@ufpa.br
  • Luan Sidônio Gomes luansidonio@yahoo.com.br

Resumo

Constructing the identity process: the social knowledge and formative spaces for the awareness of formation process

Resumo

O papel da educação na contemporaneidade ergue-se por meio de diversos pressupostos, entre eles a mudança paradigmática e sua maneira de compreender as tramas educativas a partir da complexidade. Neste sentido, o papel do professor é de suma importância, uma vez que ele necessita compreender a totalidade na qual o conhecimento é tecido. Baseando-se nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo compreender quais identidades profissionais unem e movem nove professores/alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), haja vista que esses sujeitos integram cursos formativos distintos, em que cada um deles possui suas especificidades de saberes e também características as quais os aproximam do saber “ser e fazer docente”, que trazem sustentação para compreender o processo educativo e lhes fazem comungar identidades docentes singulares.

Palavras-chave: Identidade docente. Formação. Contextos de atuação.

Abstract

The role of education currently have been raised through various assumptions in which the paradigmatic change and its way of understanding paves the educational complexity. In this sense, the teacher needs to understand the context wherein he constructs knowledge. This article aims to comprehend which professional identities unite nine teachers/students of the Postgrad Program in Education of Science and Mathematics (PPGCEM) of the Federal University of Pará (UFPA). Those individuals take part in separate training courses, and each one of them has their specific knowledge as well as features that bring them closer to the ultimate comprehension of “how to be a teacher and how to teach”, which bring them support to realize the educational process and make them share unique teaching identities.

Keywords: Teaching identity. Formation. Contexts of practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veruschka Silva Santos Melo

Doutoranda do curso de Pós graduação do Instituto de Educação Matemática e Ciências da Universidade Federal do Pará. E-mail: veruschkamelo@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4488-682X

Ariadne da Costa Peres Contente

 Doutora em Ciências Sociais/ Antropologia / Mestre em Zoologia/Ecologia/Bióloga/Docente Instituto de Educação Matemática e Científica-IEMCI-UFPA. E-mail: ariadne@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9228-3690

Luan Sidônio Gomes

Doutorando do curso de Pós graduação do Instituto de Educação Matemática e Ciências da Universidade Federal do Pará. E-mail: luansidonio@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8034-7965

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 589
  • PDF downloads: 196

Como Citar

MELO, V. S. S.; CONTENTE, A. da C. P.; GOMES, L. S. A construção do processo identitário: o conhecimento de si, do outro e dos espaços formativos para a compreensão da complexidade do processo formativo. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 537–553, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2855. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)