Formação do professor para a educação de jovens e adultos: a importância do processo formativo na perspectiva emancipatória
Resumo
Teacher qualification for youth and adults education: the importance of the formative process in an emancipating perspective
Resumo
Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a atuação dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo da análise do processo de formação. É um estudo de base bibliográfica onde abordamos algumas ações relativas ao contexto formativo da EJA e como estas vem se configurando enquanto política de formação docente. Assim, sinalizamos questões concernentes à ação educativa do profissional que vem atuando na EJA no Brasil, e, como se tem pensado a formação desses profissionais numa perspectiva emancipadora. Para isso, trazemos algumas definições sobre o entendimento de emancipação e traçamos algumas reflexões sobre os sentidos dessa palavra e sua relação com a formação docente para a EJA.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores. Emancipação
Abstract
This article aims to promote some reflections about the teachers practice in Youth and Adult Education (YAE), based on the analysis of the teacher education process.
It is a bibliographical study where we discuss some actions related to the formative context of (YAE) and how they are set as a teacher education policy. This, we highlight the issues related to the formation of professionals that work with (YAE) in Brazil and how this professional qualification has been structured in an emancipating perspective. To do so, we bring some definitions of emancipation and its meaning related to the teacher education for YAE.
Key words: Youth and Adult Education. Teaching Education. Emancipation.
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