Formação do professor para a educação de jovens e adultos: a importância do processo formativo na perspectiva emancipatória

Autores

  • José Veiga Viñal Junior joseveigavinal@gmail.com
  • Helga Porto Miranda helgaportopc@gmail.com

Resumo

Teacher qualification for youth and adults education: the importance of the formative process in an emancipating perspective

Resumo                                                           

Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a atuação dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo da análise do processo de formação. É um estudo de base bibliográfica onde abordamos algumas ações relativas ao contexto formativo da EJA e como estas vem se configurando enquanto política de formação docente. Assim, sinalizamos questões concernentes à ação educativa do profissional que vem atuando na EJA no Brasil, e, como se tem pensado a formação desses profissionais numa perspectiva emancipadora. Para isso, trazemos algumas definições sobre o entendimento de emancipação e traçamos algumas reflexões sobre os sentidos dessa palavra e sua relação com a formação docente para a EJA.

Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores. Emancipação

 

Abstract

This article aims to promote some reflections about the teachers practice in Youth and Adult Education (YAE), based on the analysis of the teacher education process.
It is a bibliographical study where we discuss some actions related to the formative context of (YAE) and how they are set as a teacher education policy. This, we highlight the issues related to the formation of professionals that work with (YAE) in Brazil and how this professional qualification has been structured in an emancipating perspective. To do so, we bring some definitions of emancipation and its meaning related to the teacher education for YAE.     

Key words:  Youth and Adult Education. Teaching Education. Emancipation.


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Biografia do Autor

José Veiga Viñal Junior

 Graduação em letras/espanhol (UFBA). Especialização em metodologia do ensino superior (FBB). Mestrado em educação de jovens e adultos (UNEB).

Doutorado em linguística (UNIVERSIDADE DE VIGO-ESPANHA).

Professor da linha 2 do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA-UNEB).

E-mail: joseveigavinal@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5009-1551

Helga Porto Miranda

Graduação em Licenciatura em Pedagogia, Mestra em Educação de Jovens e Adultos (UNEB) e Doutoranda em Educação: Currículo (PUC/SP), Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar – Coordenado pela Profa Marina Graziela Feldmann. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. E-mail:  helgaportopc@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3609-4235

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

VIÑAL JUNIOR, J. V.; MIRANDA, H. P. Formação do professor para a educação de jovens e adultos: a importância do processo formativo na perspectiva emancipatória. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 473–501, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2850. Acesso em: 25 nov. 2024.

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Artigos