Aprendizagem e sala de aula no ensino médio a partir da perspectiva do educando

Autores

  • Cezar Luís Seibt cezluse@yahoo.com.br
  • Joneilton José Araujo joneilton@hotmail.com
  • Ignácio Lúcio Weschenfelder ignacio.weschenfelder@lasalle.org.br

Resumo

Learning and classroom in middle school from the student

Resumo

A escola comumente é organizada segundo demandas do mundo adulto e adota deste os seus objetivos, ocupações e modos de ver o mundo. Raras vezes se considera o ponto de vista do aluno, que representa a finalidade da instituição escolar. O artigo pretende dar voz aos alunos acima de 18 anos de uma escola pública de Taguatinga – DF, no que se refere às suas expectativas e sua avaliação da educação. Apresentamos primeiramente a visão de alguns autores que podem contribuir no diálogo, tais como La Salle, Freire, Morin, Saviani, Freinet e Libâneo. Em seguida, reunimos o discurso dos alunos em categorias para, então, chegarmos a algumas considerações sobre os dois lugares sociais a partir de onde a educação é vista, experimentada e vivida.  Constata-se um currículo que não pergunta pela realidade do jovem e que é, muitas vezes, descontextualizado, além da dificuldade de saber se os jovens e os adultos sabem o que realmente querem.

Palavras-chave: Aprendizagem; Escola; Perspectiva discente; Ensino Médio.

 

Abstract

The school is usually organized according to the demands of the adult world and adopts its objectives, occupations and ways of seeing the world. The student's point of view, which represents the purpose of the school institution, is rarely considered. The article aims to give voice to students over 18 years of a public school in Taguatinga - DF, regarding their expectations and their evaluation of education. First we present the view of some authors who can contribute to the dialogue, such as La Salle, Freire, Morin, Saviani, Freinet and Libâneo. Next, we bring the students' discourse into categories so that we can come to some considerations about the two social places from which education is viewed, experienced and lived. There is a curriculum that does not ask for the reality of youth and is often decontextualized, and the difficulty of knowing if young people and adults know what they really want.

Key words: Learning; School; Student Perspective; Middle school.

perspective

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Luís Seibt

Docente da Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA Cametá) e em Psicologia (UFPA Belém). E-mail: cezluse@yahoo.com.br                              

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0166-0919

 

Joneilton José Araujo

 

Graduado em Psicologia (UFPA), Especialista em Educação, Cidadania e Diversidade (FAEL). E-mail:  joneilton@hotmail.com     

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7243-0016

Ignácio Lúcio Weschenfelder

 

Graduado em Letras e Mestre em Educação (Universidad del Mar - Chile).

E-mail:   ignacio.weschenfelder@lasalle.org.br                                                           

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4954-6189

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 214
  • PDF downloads: 172

Como Citar

SEIBT, C. L.; ARAUJO, J. J.; WESCHENFELDER, I. L. Aprendizagem e sala de aula no ensino médio a partir da perspectiva do educando. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 451–472, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2849. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)