Educação infantil do campo: estratégias de ensino em classes multisseriadas

Autores

  • Antônia Batista Marques tonhabm@yahoo.com.br
  • Edilene da Silva Oliveira edilene12oliveira@hotmail.com

Resumo

Children's education of the countryside: teaching strategies in multi-serialized classes

 

Resumo

Este trabalho discute a Educação Infantil multisseriada do Campo, realidade presente em muitos municípios pelo Brasil. Tem como objetivo relatar um estudo sobre a Educação Infantil do Campo em classes multisseriadas, realizado no município de Baraúna-RN. Recorremos à pesquisa bibliográfica e empírica; utilizamos como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. As professoras em suas estratégias de ensino usam objetos que fazem parte do cotidiano das crianças, para que os/as alunos/as construam uma visão reflexiva sobre a realidade. Nem sempre as estratégias se adequam a todos os níveis de desenvolvimento dos/as alunos/as, mas quando isso ocorre, elas fazem adaptações para tentar atender a todas as crianças.

Palavras-chave: Educação Infantil no Campo. Classes Multisseriadas. Estratégias de Ensino.

 

Abstract

This paper discusses the Multi-serial Childhood Education of the countryside, a reality present in many cities throughout Brazil. It has as objective: to investigate about the Child Education of the countryside in multi-serialized classes, in the city of Baraúna-RN. We resorted to bibliographical and empirical research; we used the semistructured interview as an instrument for data collection. Teachers in their teaching strategies use objects that are part of children's daily life, so that students construct a reflective vision about reality. Strategies do not always fit all levels of students development, but when this occurs, they make adaptations to try to meet all children.

Keywords: Childhood Education of the countryside. Multi-serialized classes. Teaching Strategies.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Batista Marques

 Doutora em educação pela PPGED/UFRN. Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN.

E-mail: tonhabm@yahoo.com.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9741-9937

 

Edilene da Silva Oliveira

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em educação pela UERN. E-mail: edilene12oliveira@hotmail.com  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8133-1850

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 520
  • PDF downloads: 307

Como Citar

MARQUES, A. B.; OLIVEIRA, E. da S. Educação infantil do campo: estratégias de ensino em classes multisseriadas. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 349–369, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2842. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos