Avaliação do ensino-aprendizagem na educação superior: reflexões da experiência

Autores

  • Isaura Isabel Conte isaura.conte@unir.br
  • Fernanda dos Santos Paulo fernandaeja@yahoo.com.br
  • Patricia Rutz Bierhals patriciabierhals@yahoo.com.br

Resumo

Evaluation teaching-learning evaluation in higher education: expereince reflections

Resumo

Este texto discorre sobre avaliação do ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como locus de pesquisa uma universidade pública e uma faculdade privada. Objetiva-se evidenciar reflexões e questionamentos sobre o ato avaliativo em cursos de Pedagogia a partir da própria experiência docente. Metodologicamente partimos de observações participantes com turmas de educandos, junto a autoavaliação de práticas no que tange a processos avaliativos no decorrer da docência. Destacamos como relevante o fato de partilharmos experiências nos colocando como apreendentes diante da tarefa de educadoras (es) que aspiram a emancipação/humanização, embora tenha sido uma tarefa árdua. Nesse processo é de suma importância questionar-se e questionar a Instituição de Ensino Superior (IES) sobre: qual avaliação; como a apresentamos e discutimos com os discentes; e, qual finalidade cumpre.

Palavras-chave: Avaliação do Ensino-Aprendizagem; Educação Superior; Experiências. 

 

Abstract

 This text talks about evaluation of teaching learning in undergraduate courses in Higher Learning Institutions, with research locus in a public university and a private one. It aims to turn evident reflections and questions about evaluation in pedagogy courses, based on the own teaching practice. We have, methodogically, used participant evaluations with class observation of students under on self-evaluation of practice regarding topics evaluations. We emphasize how relevant the fact that we are in question as teachers, and thus sharing experiences put us as apprehensive before the task of educators aiming emancipation / humanization, although it has been an arduous taskIn this process, it is highly recommended to question yourself, as well as the Higher Learning Institution about: what evaluation is necessary; how do we present and discuss it with students; and, what is the purpose of the evaluation;

Keywords: Evaluation of Teaching Learning; Higher Education; Experiences.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

E-mail: isaura.conte@unir.br. Orcid: 0000-0002-5600-6984

Fernanda dos Santos Paulo

 

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos),  docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

E-mail:  fernandaeja@yahoo.com.br  Orcid: 0000- 0002-8022-9379

 

Patricia Rutz Bierhals

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente na rede pública de educação.

E-mail: patriciabierhals@yahoo.com.br       Orcid: 0000-0003-0843-9098

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 317
  • PDF downloads: 173

Como Citar

CONTE, I. I.; PAULO, F. dos S.; BIERHALS, P. R. Avaliação do ensino-aprendizagem na educação superior: reflexões da experiência. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 327–348, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2840. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos