Laboratório escolar: percursos e percalços durante o estágio supervisionado numa escola pública

Autores

  • Wilmo Wilmo Ernesto Francisco Junior wilmojr@bol.com.br
  • Crivaneuma Maria dos Santos criva.neuma@gmail.com
  • Miyuki Yamashita miyyama@gmail.com

Resumo

Scholar laboratory: paths and mishaps during supervised traineeship at a public school

Resumo

 Este trabalho apresenta a trajetória de uma licencianda em química durante o estágio supervisionado no que concerne ao uso do laboratório escolar. Para a pesquisa foram realizados registros de campo (escritos e fotográficos) posteriormente analisados sob um enfoque dos estudos culturais. Percebeu-se, durante o percurso, que a construção do laboratório na escola foi fruto de um sistema específico de relações, que compreendem a valorização do laboratório como espaço educativo. Já o desuso do laboratório parece ser decorrente de um deslocamento de enunciados e de responsabilidades que depende do grau de atitude e de interesses específicos de diversos agentes. Para a licencianda, a realização do estágio possibilitou um fortalecimento do espaço laboratório na escola e, a análise posterior de seus registros, como pesquisadora, uma compreensão mais crítica sobre o papel da experimentação.

Palavras-chave: estudos culturais; laboratório de ciências, formação inicial de professores.

Abstract

 This work presents paths of a chemistry student during supervised traineeship related to the use of the scholar laboratory. In the research was conducted field notes (writing and photographic) accordingly analyzed from cultural studies. The lab construction at the school was the result of specific relationships in which the laboratory is understood like an important space. In turn, lab disuse seems to be owing to a shift in statements and responsibilities that depend of attitudes and interests of diverse agents. For the student, from the teaching training stage was possible to strengthen the lab space in the school. Results analysis as a researcher allowed a more critical understanding about the role of practical activities.

Keywords: cultural studies; science lab; pre-service teacher education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilmo Wilmo Ernesto Francisco Junior

Wilmo Ernesto Francisco Junior

Doutor em Química (Educação Química) pelo Instituto de Química da UNESP de Araraquara. Professor da Universidade Federal de Alagoas, curso de Licenciatura em Química de Arapiraca, Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e Educação (PPGE). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Difusão Química e Científica (EDIFQUICI). Orcid: 0000-0003-4591-4490. E-mail: wilmojr@bol.com.br.

Crivaneuma Maria dos Santos

 

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Professora da Secretaria de Estado de Educação de Rondônia. Orcid: 0000-0002-1675-7089. E-mail: criva.neuma@gmail.com.

 

Miyuki Yamashita

 

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal de Alagoas, curso de Medicina do Campus Arapiraca. Orcid: 0000-0003-2123-9072. E-mail: miyyama@gmail.com

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 356
  • PDF downloads: 237

Como Citar

FRANCISCO JUNIOR, W. W. E.; DOS SANTOS, C. M.; YAMASHITA, M. Laboratório escolar: percursos e percalços durante o estágio supervisionado numa escola pública. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 179–202, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2830. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos