A política de formação continuada para professores de sociologia em tempos atuais: desafios frente à contrarreforma do ensino médio

Autores

  • Arthane Menezes Figueirêdo arthane@gmail.com
  • Maria Celes Monteiro Ferreira Oliveira mceles@bol.com.br
  • Selma Gomes da Silva selma@unifap.br

Resumo

The continued training policy for teachers of sociology in current times: challenges against the counterreformation of middle school

Resumo

Este artigo versa sobre as políticas de formação continuada implementadas no Brasil, direcionadas para professores de Sociologia que atuam no Ensino Médio, no contexto da contrarreforma de 2016/2017. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, onde se propõe a delinear, discutir e analisar o assunto em questão. A investigação aponta que, se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for aprovada no formato em que se encontra atualmente, já anuncia a interferência na formação dos docentes e conjectura baixa perspectiva de trabalho para os professores de sociologia, já que o mercado de trabalho se mostra, cada vez mais, carecido desses profissionais, pela escassez de vaga e por haver um número expressivo de profissionais não habilitados lecionando a disciplina.

Palavras-chave: Política Educacional. Formação Continuada. Contrarreforma.

 

Abstract

This article deals with the policies of continuing education implemented in Brazil, aimed at teachers of Sociology who work in High School, in the context of the counterreformation of 2016/2017. We opted for bibliographic and documentary research, where it is proposed to delineate, discuss and analyze the subject in question. The research points out that if the National Curricular Common Base (BNCC) is approved in the current format, it already announces the interference in teacher training and low perspective of work for sociology teachers, since the labor market is showing itself, increasingly, lacking these professionals, due to the shortage of vacancies and because there is an expressive number of professionals not qualified teaching the discipline.Keywords: Educational Policy. Continuing Education. Counterreformation. 

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Biografia do Autor

Arthane Menezes Figueirêdo

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Amapá (DED/UNIFAP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP), na Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais e atua no Grupo de Estudos sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE). E-mail: arthane@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9124-5086

 

Maria Celes Monteiro Ferreira Oliveira

 

Especialista em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Amapá (CEPE/UNIFAP) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). E-mail: mceles@bol.com.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6367-7655

Selma Gomes da Silva

 

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Amapá (DED/UNIFAP) e do Curso de Especialização em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Amapá (CEPE/UNIFAP e atua no Grupo de Estudos sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE). E-mail: selmags.ap@gmail.com / selma@unifap.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0233-3370

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

FIGUEIRÊDO, A. M.; OLIVEIRA, M. C. M. F.; DA SILVA, S. G. A política de formação continuada para professores de sociologia em tempos atuais: desafios frente à contrarreforma do ensino médio. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 157–178, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2827. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos