Experiências docentes com inclusão e bullying: um estudo sobre violência escolar

Autores

  • Diego Abreu diego.candido@ifma.edu.br
  • Valdelúcia Alves da Costa valdeluciaalvescosta@id.uff.br

Resumo

Teaching experiences with inclusion and bullying: a study on school violence

Resumo

Este estudo, apoiado pelo CNPq, integra o Projeto de Pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, tendo por objetivo analisar a violência escolar manifestada pelo bullying e seu entendimento, por parte dos professores, quanto aos estudantes em situação de inclusão, na identificação de suas visões, nível de consciência e autonomia frente a esse fenômeno escolar. Participaram três professores de uma escola pública com aplicação de entrevista semiestruturada e questionário, cujos dados foram analisados à luz da Teoria Crítica da Sociedade. Os resultados obtidos expressam preocupação docente quanto à violência escolar, mesclada com postura de heteronomia frente às demandas dos estudantes em situação de inclusão, alienando-se das consequências da violência social que desagua na escola.

Palavras-chave: Violência escolar; Bullying; Inclusão escolar.

 

Abstract

This study, supported by CNPq, is part of the Research Project “School Violence: Discrimination, Bullying and Responsibility”, aiming to analyze the school violence manifested by bullying and its understanding, by teachers, regarding students in situations of inclusion, in identifying their views, level of awareness and autonomy in the face of this school phenomenon. Three teachers from a public school participated in a semistructured interview and questionnaire, whose data were analyzed in the light of the Critical Theory of Society. The obtained results express teaching concern about school violence, mixed with a posture of heteronomy facing the demands of students in an inclusion situation, alienating themselves from the consequences of social violence that flows into the school.

Key words: School violence; Bullying; School inclusion.

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Biografia do Autor

Diego Abreu

Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Detentor de um Minor Degree em Economia Política e Teoria Keynesiana pela Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA). Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com dissertação sobre “O papel dos afetos no processo de ensino/aprendizagem de inglês como segunda língua/língua estrangeira à luz da teoria de Vygotsky em sua fase fenomenológica”. Doutorando em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, pesquisando sobre violência e afetividade no ambiente escolar. Professor EBTT e Pesquisador no Instituto Federal do Maranhão (Campus Codó).

E-mail: diego.candido@ifma.edu.br                   

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0591-6918

Valdelúcia Alves da Costa

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuante no curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF. Coordenadora Associada do Projeto de Pesquisa CNPq/UFF “Violência Escolar: Discriminação, Bullying e Responsabilidade. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq ‘Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão’. 

E-mail: valdeluciaalvescosta@id.uff.br   

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4751-4861                                                                 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701322U7

 

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

ABREU, D.; DA COSTA, V. A. Experiências docentes com inclusão e bullying: um estudo sobre violência escolar. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 20–49, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2820. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos