Vozes dos estudantes da EJA: uma investigação sobre os sentidos do retorno de jovens e adultos à escola
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os sentidos de retorno à modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das vozes dos estudantes que a frequentam. Do ponto de vista metodológico, parte-se da pesquisa qualitativa definida por Minayo (1994) que teve por instrumento de coleta de dados um questionário, respondido por estudantes de EJA de duas escolas públicas no Rio Grande do Sul. Com apoio de alguns conceitos da Análise de Discurso (AD) francesa, as análises das respostas foram efetivadas. Como principais resultados, nas vozes dos estudantes destacam-se: os sentidos da qualidade, os sentidos do ensino supletivo e, por fim, os sentidos da EJA, como possibilidades de acesso ao conhecimento e à educação ao logo da vida.
Abstract
This paper aims to present the meanings of return to the Youth and Adults Educations (EJA) modality, utilizing the voices of the students that attend it as a source point This study derives from qualitative research as set by Minayo (1994) and used the data collected from a questionnaire as a tool, answered by EJA's students from two public schools from the Rio Grande do Sul. With the help of a few concepts taken from French Discourse Analysis (AD), the analyses of the answers were made effective. As the main results, in the students' own voices were highlighted: the meanings of quality, the meanings of supplementary education, and, at last, the meanings of EJA as possibilities of access to knowledge and education throughout life.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 320
- pdf downloads: 284