As funções psicológicas superiores no desenvolvimento do psiquismo infantil

Autores

  • Dorcely Isabel Isabel Bellanda Garcia dorcelygarcia@hotmail.com

Resumo

Higher psychological functions in the development of children´s psychism

Resumo

Neste artigo, objetiva-se compreender o desenvolvimento do psiquismo humano, com ênfase no processo de formação das capacidades intelectivas da criança, destacando a ‘atenção’, a percepção’, a ‘memória’, as ‘emoções’ e os ‘sentimentos’. No processo do desenvolvimento infantil, essas funções psicológicas estão interligadas e diretamente relacionadas; não ocorrem, portanto, de forma isolada. A metodologia utilizada é de cunho teórico e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural. Como resultado, evidenciou-se a importância desses estudos, que demonstram que as mediações pedagógicas e intencionais promovem  o desenvolvimento das funções cognitivas das crianças, desde os anos iniciais.  Tal conhecimento colabora com o professor no exercício de sua função, o qual estabelece elementos didáticos e, dessa forma, apresenta maiores condições de possibilitar o desenvolvimento dessas funções nos alunos.

Palavras-chave: Funções intelectivas. Psiquismo infantil. Teoria Histórico-Cultural.

 

Abstract.

The development of human psychism is analyzed by underscoring the process in the formation of children´s intellectual abilities, with special reference to ‘attention’, ‘perception’, ‘memory’, ‘emotions’ and ‘feelings’. The above psychological functions are interlinked and directly related. They do not occur in isolation. Methodology has a theoretical approach based on the Historical and Cultural Theory. Results show the importance of these studies which, in their turn, reveal that pedagogical and intentional mediations trigger the development of children´s cognitive functions from a very early stage. Knowledge collaborates with teachers at their tasks, establishing didactic elements and thus greater conditions for the development of these functions.

Keywords: Intellective functions. Children´s Psychism. Historical and Cultural Theory.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorcely Isabel Isabel Bellanda Garcia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - 1986, especialização em Psicologia da Educação - UEM, especialização em Psicopedagogia
Institucional e Clínica pelo Instituto Paranaense - Maringá, formação em Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do
Paraná - Curitiba , mestrado em Educação - UEM em 2005 e doutorado em Educação - UEM em 2015. É professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia, na Universidade
Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusão/NESPI e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva/GEPEEIN.

E-mail: dorcelygarcia@hotmail.com  https://orcid.org/0000-0002-8613-2842

 

Downloads

Publicado

09/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 885
  • PDF downloads: 567

Como Citar

GARCIA, D. I. I. B. As funções psicológicas superiores no desenvolvimento do psiquismo infantil. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 552–574, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2527. Acesso em: 21 nov. 2024.