Aproximações sobre a realidade dos cursos de ensino superior em Educação Física no Estado do Pará

Autores

  • Gabriel Pereira Paes Neto gabrieledfisica@hotmail.com
  • Maria da Conceição dos Santos Costa concita.ufpa@gmail.com
  • Carlos Jorge Paixão carlosjpaixao@hotmail.com

Resumo

Approaches on the reality of higher education courses in Physical Education in the State of Pará

Resumo

Trata-se de mapeamento sobre o Ensino Superior no campo da Educação Física no Estado do Pará. A questão problema que baliza este estudo assim se apresenta: qual a realidade dos cursos de Ensino Superior de graduação e pós-graduação em Educação Física no estado do Pará? Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa documental e bibliográfica. Apresentamos dados sobre a conjuntura local do Ensino Superior, a quantidade de cursos, o grau e a modalidade de ensino, a quantidade de vagas e inexistência de cursos de pós-graduação. As análises e balanços apontam para algumas implicações da realidade, do debate sobre o estado de conhecimento da Educação Física, dos movimentos do campo de intervenção profissional e das diretrizes curriculares.

Palavras-chave: Educação Física e Treinamento. Ensino Superior. Conhecimento.

 

Abstract

It is a question of mapping about Higher Education in the field of Physical Education in the State of Pará. The problem question that this study bears is this: what is the reality of undergraduate and postgraduate courses in Physical Education in the State of For? Methodologically, it is configured as a documentary and bibliographical research. We present data on the local context of Higher Education, the number of courses, the degree and modality of education, the number of vacancies and the lack of postgraduate courses. The analyzes and balances point to some implications of reality, the debate about the state of knowledge of Physical Education, the movements of the field of professional intervention and the curricular guidelines.

Keywords: Physical Education and Training. Higher education. Knowledge

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Pereira Paes Neto

Docente da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) e da Secretaria Estadual de Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação em Educação - linha de Políticas Educacionais; Membro da secretaria estadual do Pará do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM; Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Especialista em Lazer pela Universidade Estadual do Pará; Graduado pela Universidade Federal do Pará no curso de licenciatura plena em Educação Física. fones: (91) 32335564; 98348 1456.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1065-6882       

Email: gabrielpaes@ufpa.br; gabrieledfisica@hotmail.com

Maria da Conceição dos Santos Costa

Formação em Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade do Estado do Pará e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Pará, integrando a Linha Educação, Cultura e Sociedade, com doutorado sanduí­che na Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina) via Programa de Doutorado Sanduí­che no Exterior (CAPES). Docente da Faculdade de Educação Física do Instituto de Ciências da Educação na UFPA. Integra os grupos de pesquisa: Geperuaz (Grupos de estudos e pesquisas em educação do campo na Amazônia) e Lacor (Grupo de estudos e pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer). Experiência na área de Educação e Educação Fí­sica, com ênfase em: Educação Física Escolar; Formação Docente; Trabalho Docente; Prática Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Educação do Campo.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8256-068X

E-mail: concita.ufpa@gmail.com

Carlos Jorge Paixão

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currícu­lo) pela PUC-SÃO Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia - FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em educação do ICED-UFPA, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM / UFPA; 2) Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP. 

E-mail: carlosjpaixao@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4528-9907

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 207
  • PDF downloads: 175

Como Citar

PAES NETO, G. P.; COSTA, M. da C. dos S.; PAIXÃO, C. J. Aproximações sobre a realidade dos cursos de ensino superior em Educação Física no Estado do Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 107–124, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2526. Acesso em: 5 maio. 2024.